Notícias

home » notícias

8 de Dezembro de 2016 às 07:32

Fetec-CUT/CN participa da Conferência da UNI Américas na Colômbia

Evento reúne representantes dos trabalhadores do setor de serviços das Américas do Sul, Central e do Norte, para discutir a conjuntura e propor ações conjuntas


Na foto, durante a plenária de abertura, o presidente da Fetec-CUT/CN, José Avelino, ao lado de Victor Baez, secretário-geral da Central Sindical das Américas (CSA), e de Luis Alejandro Pedraza, presidente da Central Unitária dos Trabalhadores da Colômbia (CUT).

A Federação dos Bancários Centro-Norte (Fetec-CUT/CN) está participando da 4ª Conferência Regional UNI Americas 2016, que começou nesta quarta-feira 7 em Medellin, na Colômbia, e vai até a sexta-feira dia 9. A UNI Americas é o braço americano da Union Network Internacional (UNI), que representa mais de 20 milhões de trabalhadores do setor de serviços (incluindo o sistema financeiro) em todo o mundo.

“É muito importante que os trabalhadores de todos os setores discutam seus problemas comuns e tracem planos de ação conjuntos para fazer frente à ofensiva mundial do grande capital neoliberal para restringir direitos trabalhistas e conquistas sociais dos nossos povos”, afirma José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN, que participa da Conferência em Medellin.

O encontro, que recebeu o título “Vamos juntos companheir@s! Com seu querer e a minha vontade”, foi precedido pela Conferência das Mulheres, da Juventude e das Finanças da UNI Américas, realizada entre 4 e 6 de dezembro, paralela à 4ª Conferência da UNI Américas Finanças, que teve a participação de 46 delegados e observadores, além de 32 convidados de 20 entidades sindicais de 14 países das Américas. 

A Conferência aconteceu com a cidade de Medellin ainda envolta no clima de emoção em razão da queda do avião que transportava a equipe da Chapecoense ocorrido há uma semana no município, quando 71 pessoas morreram.

 

UNI propõe Chapecoense campeã mundial

Philip Jennings (foto ao lado), o coordenador da UNI Mundial, fez um pronunciamento emocionado na abertura da 4ª Conferência. “A Chapecoense, que ia disputar a final do campeonato, foi designada campeã da Copa Sul Americana de Futebol. Eu proponho que a Fifa também declare campeã do Torneio Mundial Interclubes a Chapecoense do Brasil”, disse Jennings, sob aplausos dos mais de 600 delegados e observadores das três Américas que participam da Conferência.

Leia mais:

˃ Bancária brasileira é eleita vice-presidenta da UNI Americas Mulheres 

˃ Contraf-CUT integra diretoria executiva da Uni Américas Finanças 

 

Fonte: Fetec-CUT/CN 

 

 


Notícias Relacionadas