Notícias

home » notícias

13 de Setembro de 2018 às 08:09

Fenae e Apcefs realizam seminário nesta quinta para debater o futuro da Caixa

O evento, que terá a participação do sociólogo Jessé de Souza, reunirá empregados do banco e lideranças do movimento associativo e sindical


Em um cenário de desmonte das empresas públicas, empregados da Caixa Econômica Federal ativos e aposentados, dirigentes sindicais e do movimento associativo participam, nesta quinta-feira (13), do seminário “Futuro da Caixa:  Cenários e Desafios”, em Brasília (DF), que terá entre os palestrantes do sociólogo Jessé de Souza.  O evento, promovido pela Fenae e Apcefs, tem por objetivo fazer uma análise da conjuntura política do país e debater estratégias de mobilização em defesa da Caixa 100% pública.

 O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, lembra que o governo Temer vem promovendo um enfraquecimento das empresas públicas e, no caso, da Caixa a redução do seu papel social. “Isso é uma grande ameaça não só para os trabalhadores do banco, mas para toda a sociedade. Sem os bancos públicos e as estatais não teremos desenvolvimento econômico e social”, destaca.

Segundo Jair Ferreira, graças a mobilização dos empregados do banco, com apoio das entidades representativas, centrais sindicais, parlamentares e sociedade, foi possível barrar a privatização da Caixa tentada no Legislativo. “Temos em mente, porém, que a nossa mobilização deve ser contínua para garantir a Caixa 100% pública. Debates, como este seminário, são fundamentais para refletirmos sobre a importância do banco e o que queremos para o seu futuro”, argumenta o presidente da Fenae.

A Caixa Econômica Federal é responsável por gerir programas sociais que se tornaram pilares da sociedade brasileira, entre eles, o programa habitacional Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família. Além disso, o banco foi vital, no início dos anos 1990, para a unificação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A Caixa é quem concentra 70% dos financiamentos do mercado imobiliário.

Os números do banco no primeiro semestre de 2018 também serão debatidos durante o seminário, com análise feita pelo economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Felipe Miranda.

O seminário “Futuro da Caixa:  Cenários e Desafios” será realizado, a partir das 9h, no Hotel San Marco.

Fonte: Fenae


Notícias Relacionadas