Notícias

home » notícias

25 de Setembro de 2018 às 07:48

Entidades entregam documento “BRB para o futuro” a Paulo Chagas e Professor Guillen


Brasília - Dando sequência à agenda de conversas com os candidatos ao GDF, as entidades representativas do conjunto de empregados do BRB, ativos e aposentados (Sindicato, AFA BRB, AEBRB e AABR), fizeram a entrega do documento “BRB para o futuro" a Paulo Chagas (PRP) e ao Professor Guillem (PSTU), na última quinta-feira (20). 

No documento, elaborado com a participação das quatro entidades, é feito um diagnóstico recente do BRB e apontadas suas potencialidades para se firmar como o banco do DF, com perspectivas de avançar em sua área de atuação, de forma a se estender para a região Centro-Oeste. Nele são ainda elencadas ações que podem ser desenvolvidas como forma de dinamizar o banco, tornando-o mais rentável e também mais efetivo nas políticas de fomento. 

O documento defende também a importância de se manter uma gestão com empregado de carreira do BRB à sua frente, como elemento de coesão do corpo funcional visando ao propósito de um norte único para o banco, que busque sua perenização com excelência. 

‘Se o BRB dá lucro, não há razão para privatizá-lo’


“O BRB não é um problema, é uma solução que tem de ser aperfeiçoada”, declarou o candidato ao governo do DF general Paulo Chagas, do Partido Republicano Progressista (PRP), ao ser questionado pelos dirigentes sindicais, na entrega do documento ‘BRB para o Futuro’, sobre manter o banco como instituição pública. Ele disse que não faz promessas, “primeiro vou avaliar e reavaliar”. Mas adiantou: “Se o banco dá lucro, não há razão para privatizá-lo”.
 
Como é a primeira vez que vai concorrer a um cargo eletivo, o militar do Exército optou pela ponderação e, se ganhar a eleição, disse, inicialmente vai tomar conhecimento da realidade e depois as decisões definitivas. “O BRB está incluído neste rol, embora eu já saiba que os problemas são menores, uma vez que não é deficitário. Isso dá tranquilidade”, afirmou. E rechaçou o uso da entidade para acomodar aliados: “Vou nomear alguém que tenha comprometimento com a finalidade do banco e não com a política”.
  
Guillen: defender e fortalecer o BRB público
 
“A defesa das estatais é um compromisso do PSTU”, afirmou o candidato ao Palácio do Buriti Antônio Guillen, no Sindicato, durante a entrega do documento ‘BRB para o Futuro’. Após ouvir todos os esclarecimentos sobre o documento, o candidato ao GDF , mais conhecido como Professor Guillen, disse que o Distrito Federal tem o privilégio de ter um banco estadual e assumiu o compromisso de defender e fortalecer a instituição.
 
O Professor Guillen observou que o BRB é uma ferramenta muito importante para qualquer governo. E garantiu que, se eleito, a alta direção do banco será gerida pelos próprios funcionários. “É mais um compromisso que assumo. Não vou agir de forma  autoritária, nomeando pessoas de meu interesse”, assegurou o candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado.



Mariluce Fernandes

Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas