Notícias

home » notícias

7 de Junho de 2018 às 10:54

Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú começou nesta quinta (7)

Até sexta-feira (8), os presentes irão debater questões do banco e elaborar a minuta de reivindicações específicas


Crédito: Reprodução

O Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú começou, na manhã desta quinta-feira (7), na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. Até sexta-feira (8), os presentes irão debater questões do banco e elaborar a minuta de reivindicações específicas. “São questões que existem em alguns bancos e em outros não. Estes casos são negociados pelas COEs (Comissões de Organização dos Empregados) de cada um dos bancos com as direções das respectivas instituições”, explicou Jair Alves, coordenador da COE Itaú.

Carlindo Dias (Abelha), secretário de Organização da Contraf-CUT, exaltou a importância do encontro. “Eu sempre escutei que é na crise que se cresce. Acho que vamos ter desafios, com muitos problemas, mas tenho certeza que juntos vamos achar a solução para avançar e conquistar ainda mais.”

Mauri Sérgio Martins de Souza, secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, completou ao dizer que é muito importante para a Contraf-CUT a realização dos encontros dos bancos públicos, privados e a Conferência Nacional. “Nós temos diversos desafios específicos do Itaú, por isso é importante estarmos reunidos aqui, na única trincheira de luta dos trabalhadores, que são os sindicatos. Por isso, a campanha deste ano é fundamental para a classe trabalhadora garantir a manutenção de todos os direitos historicamente conquistados.”

Junior Dias, da Articulação Bancária, acredita que a missão é bastante difícil, não só pela reforma trabalhista, mas também pelo patrão ser um dos principais responsáveis pelo que aconteceu no país. “Por isso nós temos um desafio maior. O debate que tem de ser feito com a categoria é que não adianta nada construir uma CCT agora, se nas eleições de outubro não conseguirmos mudar a correlação de forças que está posta agora e corrermos o risco de perder tudo a qualquer momento. Além das questões específicas, o desafio é nos organizar para fazer a diferença no nosso ramo.”

Hermelino Neto, da CTB, concordou que o início do encontro acontece num momento muito complicado para os trabalhadores. “Os desafios são enormes. Nosso poder de mobilização, nossa capacidade de envolver a base, para que a gente possa de fato manter as nossas conquistas, são grandes. Esse encontro deve definir os caminhos e eu acredito que o caminho passa por tentar mobilizar os trabalhadores indecisos nessa luta. Essa campanha vai exigir de nós um esforço muito grande para que possamos manter nossa CCT.”

Rogério Castro Sampaio, da Intersindical, seguiu a mesma linha. “Espero que continuemos juntos nessa luta, para que os banqueiros não continuem com tantos malefícios aos trabalhadores.”

Para Eduardo Munhoz Baptista, da CSD, lembrou que o momento difícil não é só pela Reforma Trabalhista, mas também “pelo avanço tecnológico que tem causado inúmeras demissões. Desejo que possamos aqui, juntos, definir novas estratégias para enfrentar todos esses problemas.”

 

Confira a programação do Itaú:

Dia 07 de junho: quinta-feira

09h às 10h - Abertura

Mesa 1 - Saúde e Condição Trabalho

Palestra: A Saúde do Trabalhador após a Reforma Trabalhista

Apresentação dos debates do Grupo de Trabalho em Saúde e Condições de Trabalho, Proposta e Plano de Lutas   

Horário: 10 as 11:00

Mesa 2

11hs30 as 13hs00.

Fundação Itaú e Previdência.

Apresentação da posição atual da fundação Itaú e Principais Plano.

Almoço das 13hs00 as 14hs00.

Mesa 3

14hs30 a 18hs00

Emprego e Novas Tecnologias/ Impacto das reformas Trabalhistas.

Conjuntura Sindical e Políticas.

14hs30 a 16hs00

Conjuntura Sindical e Políticas.

16hs00 as 17hs00

Emprego e Novas Tecnologias/ Impacto das reformas Trabalhistas

Dia 08/06/2018.

Início as 09hs00 á 13hs00.

Mesa 1

Horário as 09hs00 as 09hs30.

Apresentação do acordo de CCV.

Ponto Eletrônico Mensal e Termo Quitação da Jornada Anual.

 

Mesa 2.

Apresentação das propostas do banco Itaú.

Proposta do Banco Itaú.

ASSUNTO: TEMAS PRIORITÁRIOS PARA NEGOCIAÇÃO

 

1)         Termo de quitação anual

Instituir termo de quitação anual exclusivo quanto ao objeto de validade do ponto eletrônico a ser assinado pelo colaborador na presença do Sindicato, manifestando a fidelidade das marcações ou eventuais irregularidades que serão quitadas pelo banco.

2)         Trabalho nos finais de semana e escala de folgas

Autorização para funcionamento aos finais de semana nas atividades essenciais e fluxo de comunicação em situações de trabalho eventual.

3)         Intervalo de descanso e refeição

Intervalo intrajornada de 30min para os empregados com jornada de 6 horas, sem majoração para 1 hora quando realizada horas extras.

4)         Agência digital

Validação, pelo Sindicato, do modelo de negócio da agência digital (atividade diversa de call center, ausência de nocividade do ambiente de trabalho e metas estabelecidas, dentre outros) e funções exercidas pelos empregados.

Fonte: Contraf-CUT


Notícias Relacionadas