Notícias

home » notícias

20 de Agosto de 2018 às 08:08

Empregados de Salvador e Porto Velho participam de seminários sobre Saúde Caixa e Funcef

Debates estão sendo realizados por iniciativa da Fenae e contam com o apoio de outras entidades representativas. Segue luta pelo direito dos trabalhadores


Crédito: FENAE

Brasília - Empregados da Caixa Econômica Federal de diferentes cidades e regiões do país têm participado dos seminários realizados pela Fenae em todo o país para debater questões pertinentes aos temas Saúde Caixa, Funcef e Previdência. Os eventos, que alertam para a importância da mobilização para evitar retrocessos, contam com o apoio das Apcefs, sindicatos dos bancários e de outras entidades representativas.

Nesta semana, os debates ocorreram em Salvador (BA) e em Porto Velho (RO). No da capital baiana, realizado na terça-feira (14) por iniciativa do sindicato, a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, proferiu uma palestra sobre “A defesa da Funcef e a campanha salarial”. Na ocasião, a dirigente fez um amplo diagnóstico sobre a Fundação e destacou a falta de transparência na divulgação do balancete e em relação ao contencioso, equacionamento e mudança no Estatuto, fatores que têm causados sérios prejuízos aos participantes.

debate_funcef_salvador_a5cac.jpeg

“A retomada desses seminários, a exemplo dos já ocorridos em Recife (PE) e nas cidades baianas de Porto Seguro, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Itamaraju, mostrou-se acertada e tem contado com a participação de muitos empregados, sejam o pessoal da ativa ou aposentados. A luta pelo direito dos trabalhadores tem que continuar e, para isso, precisamos alertar os colegas sobre a retirada de direitos pretendida por esse governo”, afirmou Fabiana Matheus.

Na quinta-feira (16), na capital de Rondônia, o assessor da Fenae Plínio Pavão fez palestra sobre Saúde Caixa. Nesse debate, feito por iniciativa da Apcef/RO, os temas em foco foram as ameaças ao plano de saúde, com destaque para as resoluções da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR). Ele tem aproveitado a oportunidade das discussões para apresentar um histórico dos modelos de custeio do plano e detalhar a importância dessa conquista para os trabalhadores.

Jerry Fiusa, presidente da Apcef/RO, lembra que um dos intuitos do seminário foi chamar a atenção dos empregados da Caixa para os ataques ao Saúde Caixa e a outros direitos conquistados com muita luta. “Percebemos que muitas vezes as pessoas não têm informações adequadas, sendo cada vez mais relevante apresentar embasamento técnico e, claro, orientação para a necessária e urgente mobilização”, diz.

SeminarioRO

Em comum a todos esses encontros, discussões importantes e movimentadas. Na próxima semana, a programação prevê eventos em Mossoró (RN), dia 23, Natal (RN), 24, Vitória (ES), dia 25, em João Pessoa (PB), em 26 de agosto.

Fonte: Fenae


Notícias Relacionadas