Notícias

home » notícias

8 de Setembro de 2016 às 14:42

Em nota Direção da Fetec-CUT/CN reafirma que não aceita perda de conquistas


Nenhuma conquista a menos

A negociação de amanhã com a Fenaban, fruto da mobilização da categoria, traz a expectativa dos bancários de atendimento das nossas reivindicações por aumento real de salário, valorização do piso e avanços nas cláusulas sociais.

Os bancários da região Centro Norte estão muito preocupados com os rumos da Campanha Nacional de 2016, em face da claríssima estratégia que os banqueiros estão tentando impor à categoria, que é de quebrar a política de aumentos reais de salário e valorização do piso, vitoriosa nos últimos 12 anos, para ressuscitar a política de reajustes abaixo da inflação, adocicada com a concessão de abonos.

É desnecessário dizer que essa política, imposta pelos bancos durante o governo neoliberal de FHC, é extremamente nociva para os trabalhadores, porque rebaixa salário e tem impactos negativos nas férias, 13º e principalmente na aposentadoria.

Os bancos já tentaram impor essa lógica na campanha do ano passado, mas foram derrotados pela mobilização da categoria e pela firmeza das entidades sindicais. Os banqueiros insistem de novo com essa estratégia após o golpe parlamentar, com a volta de um governo neoliberal que está preparando uma série de medidas de retirada de direitos sociais e trabalhistas. 

É uma estratégia que, além de impor perdas, traz o risco de divisão da categoria bancária, que conquistamos a duras penas, que também era um fator importante na política de arrocho salarial da década de 1990. Se vacilarmos e os bancos conseguirem impor essa política, terão mais força para retirar outros direitos nas campanhas futuras.

O que está em jogo é o modelo de contratação de reajustes salariais, entre a política vitoriosa dos últimos 12 anos de aumentos reais de salário e valorização do piso, com impacto nos planos de cargos e salários dos bancos públicos, e a volta ao passado de perdas inflacionarias dos anos 1990, com a troca de reposição da inflação por abonos, deteriorando o poder de compra dos salários.  

Por tudo isso, temos que continuar firmes na nossa estratégia e deixar bastante claro aos banqueiros na rodada de negociação desta sexta-feira, dia 9, que a categoria não aceitará em hipótese alguma proposta que rebaixe salário e desvalorize o piso.

Enquanto não formos atendidos vamos fortalecer ainda mais a nossa greve além de apoiar as mobilizações das outras categorias em campanha salarial.

 

Diretoria Executiva da Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas