Notícias

home » notícias

3 de Abril de 2020 às 09:53

Em meio à pandemia de covid-19, Câmara pode votar MP da carteira verde e amarela na próxima semana


Em entrevista coletiva concedida no Salão Negro da Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, disse que pretende colocar em votação quatro medidas provisórias que “estão prontas para voto” na próxima semana. Entre as MPs que irão ser votadas, está a MP 905/19, que institui a chamada carteira de trabalho verde e amarela, que aprofunda a retirada de direitos da reforma trabalhista.

O deputado do DEM-RJ disse que haverá uma programação para votar as medidas provisórias, tanto as que tratam da crise gerada pelo coronavírus, quanto as que “não são da crise, mas ajudam, como a MP 905”. Maia declarou que, apesar das divergências, a medida pode ajudar no enfrentamento dos problemas causados pela covid-19.

A MP é um verdadeiro retrocesso para os bancários. O texto original da medida provisória permitia a abertura dos bancos aos sábados e o aumento da jornada dos bancários de 6 para 8 horas. O relator alterou o texto para permitir o trabalho nos bancos aos sábados, aos domingos e aos feriados em casos específicos.

Procurado pelo Sindicato para confirmar a agenda de votação, o deputado pelo DF Prof. Israel (PV) afirmou que “as sessões do Congresso Nacional da semana que vem ainda não foram convocadas e, portanto, não há pauta divulgada”. A não ser, segundo o parlamentar, que haja um “acordo político”.

Diante da possibilidade de que a Câmara vote uma medida tão nefasta ao conjunto dos trabalhadores, o Sindicato convoca os bancários a reforçar a cobrança dos parlamentares pelo voto contrário à MP dos Absurdos.

MP 905: Pressione os parlamentares para barrar as medidas que retiram direitos dos trabalhadores
> Senadores vão ao STF para anular sessão que aprovou a MP 905
Vote ‘não’ na consulta pública do Senado sobre a MP 905

Fonte: Joanna Alves
Do Seeb


Notícias Relacionadas