Notícias

home » notícias

2 de Maio de 2016 às 06:55

Em Belém, linda mobilização. Apesar dos provocadores

2 mil pessoas participaram do 1º de Maio. Fascistas tentaram atrapalhar, sem sucesso


Crédito: CUT/PA

Escrito por: Fátima Gonçalves, da CUT-PA

Belém PA - Na Praça da República, local que concentra muita gente aos domingos por causa de uma feira de artesanato e gastronomia, mais de 20 artistas, entre cantores, poetas e fotógrafos, puderam apresentar seus trabalhos. Ao mesmo tempo, as entidades que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo falaram ao povo presentes sobre os riscos para a democracia e para os direitos dos trabalhadores representados pela possibilidade de queda de Dilma e posse de Michel Temer.

A CUT Pará ficou responsável pela acolhida dos participantes com uma barraca de café da manhã.

O único problema foi que um grupo de cerca de 15 pessoas com a camisa do deputado fascista Jair Bolsonaro tentaram de todas as maneiras provocar. Houve muita confusão. Primeiro, descaracterizados, eles tentaram se inscrever como entidade para falar no carro som.

Depois, aproveitaram a presença de uma câmera de uma TV local (TV Liberal, afiliada da Rede Globo), cujo repórter estava fazendo matéria do ato e, naquele momento, filmava um grupo de jovens do coletivo "Mulheres pela Democracia" que estava com cartazes próximo ao Teatro da Paz, para tentar arrumar mais confusão.

O grupo de fascistas chegou xingando e chegou a chutar uma das mulheres. Segundo os manifestantes, dois deles gritavam que estavam armados. Houve muito empurra-empurra e eles foram expulsos do local. A Polícia Militar foi chamada e conseguiu apaziguar, mas não encontrou armas com os desordeiros.

A  presidente da CUT Pará, Euci Ana Gonçalves, estima que o público do evento foi de cerca de duas mil pessoas.


Notícias Relacionadas