Notícias

home » notícias

7 de Agosto de 2018 às 11:29

Em audiência no TRT, Fetec-CUT/CN cobra do BB solução sobre incorporação de função


Representantes da Contraf/CUT e de todas as federações participaram de audiência nesta segunda-feira (06), na 17ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Brasília, para tratar da ação sobre a incorporação de função aos funcionários que exerceram função comissionada ou gratificada por mais de dez anos e que tenham sido prejudicados com redução salarial pela reestruturação do Banco do Brasil. 

“A ação, impetrada em junho de 2017, ocorreu após negativas do BB no campo negocial. Hoje foi uma audiência de instrução, onde se buscou apresentar elementos para subsidiar a decisão do juiz nos casos ignorados pelo banco, conforme determina a liminar. Agora, vamos aguardar a sentença judicial”, esclarece o presidente da Fetec-CUT/CN, Cleiton dos Santos, que participou da audiência.

A Súmula 372, do TST, determina que “percebida a gratificação de função por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, revertê-lo a seu cargo efetivo, não poderá retirar-lhe a gratificação tendo em vista o princípio da estabilidade financeira.” A súmula diz ainda que “mantido o empregado no exercício da função comissionada, não pode o empregador reduzir o valor da gratificação.”


Fonte: Seeb Brasília


Notícias Relacionadas