Notícias

home » notícias

21 de Dezembro de 2016 às 08:47

Eleição para Conselho de Usuários do Saúde Caixa será no final de janeiro

O prazo para inscrição das chapas começa nesta quarta-feira (21). O pleito vai ocorrer entre os dias 27 e 31 de janeiro


Teve início nesta segunda-feira (19), com a instalação da Comissão Eleitoral, o processo para escolha dos integrantes eleitos do Conselho de Usuários do Saúde Caixa. Na reunião, realizada em Brasília (DF), foram aprovados o Regulamento e o Edital. Ambos foram divulgados nesta terça-feira, 20 de dezembro.

De acordo com as regras, as inscrições das chapas vão ocorrer entre 21 de dezembro e 6 de janeiro. Após o prazo para impugnações, as que estiverem habilitadas para o pleito serão divulgadas oficialmente no dia 18 de janeiro. A votação ocorrerá entre 27 e 31 de janeiro, com a homologação dos resultados marcada para 1º de fevereiro.

O que ainda não está definido é o canal em que ocorrerá a eleição. A ideia inicial é que seja pelo portal do Saúde Caixa, que ainda está em implantação. A Caixa ficou de avaliar essa possibilidade até 18 de janeiro, quando poderá optar por um plano diferente.

“A participação dos colegas da Caixa nesta eleição, da ativa e aposentados, é muito importante. Cabe aos eleitos lutar pelo aperfeiçoamento do nosso plano de saúde, o que se faz, por exemplo, com a ampliação da rede credenciada e a melhor utilização dos recursos ”, lembra o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Conselho

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é autônomo, mas não possui poder deliberativo. Ele é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. O mandato é de 36 meses.

Trata-se de um instrumento criado em 2003, a partir das negociações do novo modelo do plano de saúde. Seu propósito é dar maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Saúde Caixa é um dos maiores planos de assistência à saúde no modelo de autogestão.

Principais datas
21/12 a 06/01 - Inscrição de chapas
09/01 - Divulgação das chapas inscritas
11/01 - Prazo para pedido de impugnação
18/01 - Divulgação de chapas habilitadas
27/01 a 31/01 - Eleição
01/02 - Divulgação do resultado final

Fonte: Fenae


Notícias Relacionadas