Notícias

home » notícias

20 de Maio de 2019 às 07:50

Durante visitas, Sindicato constata agências do Banpará deterioradas


Crédito: Reprodução

Belém PA - No início do mês, o Sindicato enviou ofício à presidência do banco com um relatório de cinco agências, em todo o Pará, que estão com a estrutura física comprometidas, a mais crítica delas é a Empresarial Santarém, no oeste do estado.

Durante o inverno amazônico quando as chuvas são intensas e diárias, a agência alaga, por conta disso, dois andares, usados para reuniões ou treinamentos, tiveram que ser desativados e com o passar do tempo, mofo, ácaro e infiltrações tomaram conta não somente dos andares fechados, mas de toda a unidade.

No documento, o Sindicato aponta que os alagamentos constantes também geram outro fator de risco: o de um incêndio, pois a água empoçada atingiu a parte elétrica do espaço. “O Banpará paga um dos aluguéis mensais mais caros da cidade de Santarém para abrigar uma agência de péssima qualidade e impregnada de riscos, tanto para a saúde dos trabalhadores , como para a imagem do banco”, afirma a entidade no ofício.

O Sindicato ainda destaca que nem reparos resolveriam os problemas, e sugere imediata mudança de endereço da agência Empresarial Santarém.

Dom Eliseu

Outra agência problemática fica em Dom Eliseu, sudeste paraense. Lá o imóvel é do próprio banco e os problemas da unidade já foram pautas nas reuniões do Comitê de Relações Trabalhistas (CRT). Depois disso, alguns reparos foram feitos, mas ainda insuficientes para melhorar o ambiente em que funciona a tesouraria.

Ananindeua Castanheira

A unidade também funciona em imóvel próprio do banco e está abaixo do nível da rua. Quando chove com mais intensidade, a fossa transborda e os dejetos ficam boiando no meio da agência, com odor insuportável e possibilidade real de qualquer pessoa que ali transita contrair alguma doença, principalmente na pele.

“É necessário o banco colocar prioridade total nas agências citadas, pois fica muito contraditório o Banpará ostentar o segundo lugar de melhor empresa paraense para se trabalhar, com esses ambientes insalubres para os bancários, clientes e usuários”, afirma o presidente do Sindicato, Gilmar Santos.

Capanema

Agência com espaço físico insuficiente para a quantidade de funcionários e funcionárias, e para a demanda de atendimento de clientes e usuários, além disso o layout e mobiliário são antigos.

Bragança

“A agência de Bragança não foi citada no ofício encaminhado ao banco, mas as recentes e intensas chuvas alagaram a unidade que foi inaugurada há pouco tempo e teve o atendimento ao público suspenso por dois dias, por falta de condições estruturais. A agência está abaixo do nível da rua bem próxima do rio, o que agrava ainda mais o risco de alagamentos. Se tivermos outro inverno semelhante ao desse ano, seria prudente o remanejamento da unidade para outro local, sem que essa eventual mudança pese no centro de custos da agência”, pondera a dirigente sindical e bancária do Banpará, Vera Paoloni.

Até o fechamento dessa matéria, o Banpará ainda não havia informado quais providências que serão tomadas pra os problemas apresentados.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas