Notícias

home » notícias

23 de Outubro de 2017 às 07:58

Dirigentes discutem como fundos de pensão buscarão rentabilidade em meio à crise


Crédito: SEEB/BRASÍLIA
Brasília - Em que medida o cenário atual forçará os fundos de pensão a buscar investimentos de maior risco para buscar a rentabilidade necessária? Esse foi o tema geral debatido durante o XII Encontro de Dirigentes dos Fundos de Pensão, realizado nesta quinta-feira (19), em Brasília.
 
“O encontro foi importante porque debateu diversos aspectos relacionados aos desafios atuais e futuros dos planos de previdência”, sublinhou o diretor do Sindicato e conselheiro deliberativo eleito da Previ, Rafael Zanon.
 
O consultor financeiro Guilherme Benites conduziu o painel “Crise econômica e os fundos de pensão: riscos, controles e oportunidades”, mostrando que, depois dos últimos anos de inflação alta e incertezas no mercado financeiro, a tendência é que a retomada da economia doméstica traga oportunidades de negócios, com promessa de bons resultados para os ativos de risco no mercado financeiro.
 
No painel, Benites indagou sobre o que fazer nesse ambiente econômico tão complexo. 
 
“Já há preocupação nas entidades em relação à menor rentabilidade da renda fixa. Com isso, parte dos recursos administrados pelos fundos deve ser direcionada para a bolsa de valores e outros tipos de investimentos, como o mercado de dívida de empresas privadas”, disse o especialista.
 
O palestrante também tratou dos controles e precauções que devem ser adotados nesse novo cenário. Governança e análise de risco estão no cerne da discussão. 
 
Na avaliação da Anapar, é fundamental que os dirigentes mantenham firme o compromisso com a gestão transparente e a defesa do patrimônio dos participantes. Para o presidente da Associação, Antonio Braulio de Carvalho, “os títulos públicos não darão conta da rentabilidade que precisamos alcançar. O risco faz parte do negócio, o que temos que fortalecer cada vez mais são as formas de mitigação desse risco, por meio de uma governança cada vez mais sólida”.
Fonte: SEEB/Brasília - Da redação

Notícias Relacionadas