Notícias

home » notícias

24 de Setembro de 2014 às 13:47

Dirigentes da Fetec-CUT/CN participam de Lançamento da Revista do SEEB/Acre


POR MANOEL FAÇANHA/SEEB-AC

Rio Branco AC - Para não passar em branco três décadas de lutas e conquistas, o Sindicato dos Bancários do Acre lançou na noite da terça-feira, no Holiday Inn Express, a Revista Acre Bancário, edição histórica.

A peça lançada ontem traz um resgate da memória do sindicalismo bancário acreano, com textos criativos e muitas ilustrações. Tudo no intuito de contar ao leitor como foram essas três décadas de lutas e conquistas.

A revista, de 56 páginas, traz ainda cinco entrevistas. Uma delas com a bancária Luíza Maria, do Banco da Amazônia, que ganhou, no ano passado, uma ação na Justiça, a qual a anistiou politicamente de acusações de subversão ocorridas na época do governo militar, dando-lhe ainda reparação econômica de 30 salários mínimos.

Outras duas entrevistas também chamam atenção. A primeira delas retrata a vida do assistente de gerência Levi Araújo, funcionário do Itaú Unibanco. Levi é portador de deficiência física desde o primeiro ano de vida.

Por fim, a peça conta a façanha alcançada pela bancária Zilmar Cameli. Caixa eficiente da unidade do Bradesco, da cidade de Cruzeiro do Sul, ela driblou a alta rotatividade da instituição privada para conseguir a sua aposentadoria.

 

 

Acesse ao lado a Versão On-line da Revista 

Toda produção da revista foi de responsabilidade do diretor de imprensa do Sindicato dos Bancários do Acre, jornalista Manoel Façanha. O projeto foi financiado pela Federação dos Bancários do Centro Norte (FETEC-CUT/CN). O presidente da entidade regional, José Avelino, e o seu vice e diretor do Sindicato dos Bancários do Pará, Sérgio Trindade, prestigiaram o lançamento da peça, assim como Miguel Pereira, secretário de organização da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).

Também estiveram presentes ao lançamento da peça a presidente da CUT/AC, professora Rosana Nascimento, a deputada federal Perpétua Almeida e o jornalista João Roberto Braña, ex-presidentes do Sindicato. Luiza Maria, Paulo Maia, Walter Luiz, Francisco Leitão e outras personagens da revista prestigiaram o ato de lançamento, que contou com cerca de 70 presentes.

Feliz pela produção, o presidente Edmar Batistela comentou da emoção vivida pelo momento histórico da entidade, agradecendo aos presentes e a Fetec-CUT/CN, entidade sindical que financiou a produção da revista local.

Representando a Contraf/CUT, o dirigente Miguel Pereira falou da importância da história de três décadas do movimento sindical bancário no estado do Acre. Pereira comentou da importância de um sindicato cidadão, onde às lutas vão além da questão coorporativa e econômicas, para o bem comum da sociedade.

Por fim, o presidente da Fetec-CUT/CN, José Avelino explicou está feliz pela contribuição dada pela sua entidade para a produção de uma peça de revista que retrata e resgata a memória da categoria bancária acreana.



 

 

Notícias Relacionadas