Notícias

home » notícias

26 de Agosto de 2016 às 07:02

Diretoria da Cartão BRB toma atitude antissindical


Crédito: Reprodução

Brasília - No último dia 9, a diretoria da Cartão BRB demitiu a funcionária Raquel Lima, sem nenhuma alegação que justificasse a decisão. Raquel é funcionária do BRB e foi cedida para a Cartão por ter sido selecionada em um processo seletivo interno, em função do excelente currículo demonstrado. Raquel também é diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília.

A demissão de Raquel ocorreu um dias após ela se manifestar em um reunião dos funcionários da Cartão onde se discutiu a mudança da representação sindical dos funcionários da Cartão BRB. Atualmente quem representa os funcionários da Cartão é a Federação dos Trabalhadores do Comércio e Serviços do DF (Fetracom). Porém, a partir de um entendimento entre a Fetracom e o Sindicato dos Bancários, a representação dos empregados da Cartão será feita pelo Sindicato dos Bancários. Raquel defendeu a importância do Sindicato dos Bancários representar os empregados da Cartão BRB, primeiro porque são empregados de uma empresa do ramo financeiro, segundo porque o BRB, cujo acordo coletivo é negociado com o Sindicato dos Bancários, é o controlador da Cartão BRB. E, por fim, porque o acordo coletivo dos empregados do BRB serve de parâmetro para o acordo com os funcionários da Cartão.

Diante da atuação do Sindicato dos Bancários de Brasília em defesa dos funcionários da empresa e do ramo financeiro, a atual presidência da Cartão BRB vem demonstrando, segundo relatos, antipatia pelo Sindicato dos Bancários e está buscando negociações com outra entidade sindical que considera menos combativa. Por essa razão, com o referendo da diretoria à qual Raquel era subordinada, a presidência da Cartão BRB teria demitido a funcionária, explicitando que a atitude antissindical também foi articulada em conjunto com essa diretoria.
   
“Estas ações, a demissão de Raquel e a busca de um sindicato que atenda aos desejos da presidência da empresa, são claramente atitudes antissindicais, e o Sindicato dos Bancários e a Fetracom não deixarão que isto ocorra impunemente”, diz Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília. 

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas