Notícias

home » notícias

30 de Julho de 2018 às 10:08

Diretores do Sindicato visitam agências de Santa Maria, Gama e Recanto das Emas


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Em mais uma atividade para dialogar com os bancários e a população sobre a Campanha Nacional 2018, diretores do Sindicato visitaram nesta sexta-feira (27) as agências bancárias de Santa Maria, do Gama e do Recanto das Emas. Eles reforçaram que a mobilização da categoria é fundamental neste momento para fortalecer a luta, considerando que os bancos se recusam a avançar nas negociações.

“Também tentamos conscientizar a população sobre a importância da campanha salarial dos bancários, esclarecendo que a nossa luta visa a contratação de mais funcionários e melhores condições de trabalho, o que, consequentemente, possibilitará um melhor atendimento aos clientes e usuários, além da cobrança da redução dos juros e das tarifas bancárias”, pondera Ivan Amarante, diretor do Sindicato e bancário do BRB.

Diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Henrique Almeida endossou que esta atividade é de suma importância para que a população tenha conhecimento da amplitude das reivindicações da categoria bancária, “pois a mesma também luta pelos direitos dos clientes e usuários, além de demonstrar o papel dos bancos públicos na vida cotidiana de toda a sociedade e informar sobre as negociações em andamento, conclamando-os para a luta”.

Os dirigentes sindicais enfatizaram que, com os lucros exorbitantes, os bancos não têm motivo para se recusarem a atender as reivindicações dos bancários. “Portanto, têm de garantir a manutenção do emprego, melhores condições de trabalho, segurança, igualdade de oportunidades e aumento real de salários”.

“Nós explicamos que a renovação da Convenção Coletiva vence no dia 31 de agosto, que o Sindicato antecipou a Campanha Nacional em dois meses e que até agora já foram realizadas quatro rodadas de negociação. Porém, os bancos insistem na recusa de assumir qualquer compromisso de incluir cláusulas que impeçam demissões imotivadas, que garantam o emprego e impeçam terceirizações”, ressalta Jorge Kotani, diretor da Fetec-CUT/CN e bancário do Santander.

A quinta rodada de negociação será realizada no dia 1º de agosto e tratará, exclusivamente, sobre as cláusulas econômicas, o que inclui aumento real de 5%.
Apoio dos bancários

Washington Henrique, diretor da Fetec-CUT/CN e bancário do Itaú, considerou a atividade bastante positiva. “Os bancários nos recepcionaram bem e, após ouvir nossos esclarecimentos, demonstraram muita preocupação com o posicionamento dos bancos. Eles também parabenizaram o Sindicato por antecipar a campanha salarial para tentar conscientizar a população sobre uma eventual paralisação”.

O dirigente sindical acrescentou que os bancários do Itaú questionaram sobre a SQV (Score de Qualidade de Vendas), programa que vem penalizando os trabalhadores. “Nós informamos que iremos colher reclamações dos que vivenciam o dia a dia do trabalho das agências para cobrar um posicionamento do banco. Inclusive, lembramos que o SQV foi um dos temas abordados na reunião do COE do Itaú, realizada na terça-feira (24)”, explicou Washington.

Helenilda Cândido, diretora do Sindicato e aposentada da Caixa, observou que “durante as atividades de esclarecimentos realizadas pelo Sindicato nas diversas agências de bancos públicos e privados foi possível verificar que os bancários estão preocupados com o andamento das negociações com a Fenaban (Federação dos Bancos), haja vista que esta será a primeira campanha após a alteração da CLT”.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília

 


Notícias Relacionadas