Notícias

home » notícias

6 de Fevereiro de 2019 às 07:09

Direção da Fetec-CUT/CN visita sindicatos para estreitar unidade dos bancários do Centro-Norte

Dirigentes da Federação estiveram em Rondônia, Acre, Brasília, Cuiabá e estão esta semana em Campo Grande, onde apoiam a Chapa 1 na eleição do Sindicato


Cleiton e Arílson em Cuiabá, na reunião do GT com as entidades da sociedade civil

A direção da Fetec-CUT/CN iniciou em janeiro uma série de visitas aos sindicatos filiados, para discutir as agendas locais e nacionais da categoria e estreitar a aproximação e a unidade dos bancários na região Centro-Norte. Em muitas dessas visitas, a Fetec-CUT/CN tem participado também de encontros com sindicatos de outras categorias de trabalhadores, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, para discutir a difícil conjuntura política e econômica do país e formas de resistência e luta em defesa dos interesses dos bancários e dos trabalhadores em geral.

O presidente Cleiton dos Santos, o secretário-geral Ayr José Cícero de Sá e o secretário de Relações Políticas e Sindicais da Fetec-CUT/CN, Arílson da Silva, fizeram a primeira escala de visitas em Porto Velho, onde se reuniram nos dias 9 e 10 de janeiro com a diretoria do Sindicato de Rondônia.

Depois no dia 11 foram a Rio Branco fazer um encontro com a diretoria do Sindicato do Acre, cujo presidente Edivaldo (do Banco do Brasil) elegeu-se deputado estadual no ano passado e está se licenciando e será substituído pelo atual secretário-geral Eudo Rafael (da Caixa).

“Fomos a Campo Grande-MS, antes da abertura do processo de eleição no sindicato. Nos reunimos com o presidente Edvaldo Franco Barros e toda a diretoria, para nos inteirar sobre o processo eleitoral e ver de que forma a Fetec-CUT/CN pode contribuir para que o pleito se dê de forma democrática e transparente, como determina o estatuto da entidade”, afirma Cleiton dos Santos.

O dirigentes da Federação foram depois nos dias 24 e 25 de janeiro a Cuiabá, onde conversaram com o presidente Clodoaldo Barbosa e com a diretoria do Sindicato de Mato Grosso, que informaram sobre as ações que a entidade vem desenvolvendo, com visitas frequentes na base. E também sobre o resultado de uma ação coletiva proposta pelo Sindicato contra bancos por conta do descumprimento da lei sobre segurança bancária, proposta pelo diretor Arílson da Silva quando foi vereador de Cuiabá. Essa é uma lei extremamente importante para os bancários do Mato Grosso e faz parte de uma orientação nacional da Contraf-CUT. Cleiton e Arílson também se reuniram com o presidente da CUT Mato Grosso, João Dourado, que é bancário (foto)

“Posteriormente tivemos outra reunião em Cuiabá para criar um Grupo de Trabalho formado pelo Sindicato de Mato Grosso e por entidades da sociedade civil organizada, para discutir a utilização dos recursos designados pela Justiça em razão dessa ação condenatória, revertendo em benefício da população. O companheiro Arílson, diretor da Federação e autor da lei, esteve presente e integra o GT”, acrescenta o presidente da Fetec-CUT/CN.

Brasília e Campo Grande

Os diretores da Federação também estiveram em Brasília para conversar com o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, e outros diretores, “também tratando de ações que visem preparar para as eleições que se aproximam, além de outras ações desenvolvidas pelo sindicato”.

Segundo Cleiton, “nesta semana estaremos novamente junto ao Sindicato de Campo Grande-MS, acompanhando de perto todo o processo eleitoral, de forma que a Federação possa garantir um pleito democrático, em que próxima direção da entidade possa ser eleita de forma democrática e transparente”.

A Fetec-CUT/CN  apoia a Chapa 1 – Bancári@s em Ação na eleição que será realizada em Campo Grande nos dias 12 e 13 de fevereiro.

“Apoiamos a Chapa 1 porque ela dará continuidade ao excelente trabalho realizado pela atual gestão, presidida pelo companheiro Edvaldo e que já tem a companheira Neide como secretária-geral. Isso a credencia a presidir a nova diretoria, junto com o companheiro Rubens do Banco do Brasil e demais diretores. Importante ressaltar que a Chapa 1 é da CUT e a chapa adversária é ligada e apoiada por outra central sindical”, justifica o presidente da Fetec-CUT/CN.

Leia mais:

˃ Fetec-CUT/CN apoia a Chapa 1 na eleição para o Sindicato dos Bancários de Campo Grande (MS)

 

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas