Notícias

home » notícias

25 de Abril de 2019 às 09:08

DIA NACIONAL DA MULHER: Sindicato comemora data com debate e comédia no Teatro no dia 29


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Em homenagem ao Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril, o Sindicato realizará um debate sobre o tema no dia 29, às 19h, no Teatro dos Bancários, com a participação da cineasta Núbia Bitencourt e da dramaturga Cleuza Brandão. Logo em seguida, às 20h, o Grupo de Teatro Amarração apresentará a comédia Mulher – Manual de Instruções. A direção é de Cassius Ventuil.

A entrada será gratuita. Os ingressos, que são limitados, devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro, que fica na sede do Sindicato (EQS 314/15). 

Sinopse

A Fábrica de Lençóis Ferreira é uma empresa familiar que vem sendo passada de pai para filho há várias décadas. Seus empregados, todos homens, começam a envelhecer, se aposentam ou morrem, deixando muitas vagas em aberto. Dr. Ferreira, o proprietário, abre um processo seletivo. Para seu desespero, somente mulheres se inscrevem. Sem saber como lidar com a situação, ele solicita ao jurídico que elabore um Manual de Instruções desses “recursos femininos”, à luz da CLT. Ele utiliza o manual durante as entrevistas, fazendo uma leitura dentro da sua visão machista. Resultado, todas as candidatas são dispensadas. 

Revoltadas, as mulheres decidem unir suas competências e montar uma fábrica própria, levando Dr. Ferreira à falência. Mas eis que surge um novo concorrente no mercado, muito mais poderoso, que tem homens e mulheres em sua fábrica. 

No elenco estão Samya, Vivi, Inez de Campos Melo, Tetê Vulcão, Mariz , Max,  Eloy, Rodrigo Daher, Orency Silva, Tony Gil/José Geraldo Fontes. 

Formação do grupo


O grupo, composto em sua maioria por bancários da Caixa, foi formado em 2005. Hoje, conta com a participação de empregados ativos e aposentados do banco e também atores do teatro profissional. São mais de 20 espetáculos produzidos nesses 14 anos de carreira, atuando inicialmente no teatro corporativo. Em 2017, apresentou três espetáculos nos maiores teatros de Brasília: Operação Lava-Jato e Terapia de Casal, sob direção de Cassius Vantuil, e Os Sedentários, sob direção de Tânia Kukel. Todos de autoria de Cleuza Brandão.

Dia Nacional da Mulher

O Dia Nacional da Mulher é uma data pouca conhecida, talvez por ter sido criada apenas um mês após o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, quando são realizadas mobilizações, debates e eventos em torno desta questão.


Para o Sindicato, esta data representa mais uma oportunidade de homenagear a mulher e de continuar a luta em defesa da igualdade de gênero e de seus direitos.

A data foi criada em 1980, em homenagem a Jerônima Mesquita, enfermeira que atuou na Cruz Vermelha durante a Primeira Guerra Mundial e no seu retorno ao Brasil se engajou nos movimentos feministas de sua época, junto com Bertha Lutz e Stella Guerra Duval. Participou do movimento sufragista de 1932, conquistando o direito ao voto feminino.
Junto de Bertha Lutz e  Maria Eugênia Celso, Jerônima lançou o famoso Manifesto Feminista, também chamado de Declaração dos Direitos da Mulher. Morreu no Rio de Janeiro, em 1972. Alguns anos depois, um grupo de 300 mulheres se reuniu para sugerir a criação do Dia Nacional da Mulher em sua homenagem. A data foi criada pela Lei 6.791/1980, considerando o dia do seu nascimento, dia 30 de abril. 

Serviço

Dia: 29 de abril (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Teatro dos Bancários (314/315 Sul)
Ingressos: Gratuitos - as cortesias devem ser retiradas com antecedência na bilheteria do Teatro
Informações: (61) 3262 9090 / (61) 9 8244 3127 (whatsapp)




Elenco


Samya

Vivi
Inez de Campos Melo
Tetê Vulcão
Mariz
Max Eloy
Rodrigo Daher
Orency Silva
Tony Gil/José Geraldo Fontes


Equipe Técnica


Amilson

Roberto Sobrinho
Edu Misquita




Equipe de Produção


Cleuza Brandão

Edu Misquita
Têmis Barca


Visagismo

Studio Kleber Martins


*Atualizada às 18h07 de 23/04/2019

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas