Notícias

home » notícias

11 de Outubro de 2019 às 08:37

Deputados distritais criam frente parlamentar em defesa das empresas públicas do DF


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Foi lançada na manhã desta quinta-feira (10), em sessão solene da Câmara Legislativa do DF, a Frente Parlamentar em Defesa das Empresas Públicas, integrada por deputados de diferentes partidos. O evento contou com a presença da deputada federal Erika Kokay (PT) e de dirigentes dos sindicatos que representam os funcionários do Metro, BRB, CEB, Caesb e Codeplan.

Sob a presidência do deputado Chico Vigilante (PT), a frente nasceu com adesão de nove parlamentares, número suficiente para barrar projetos do governo enviados à Câmara Legislativa propondo a privatização de empresas públicas. Proposta de privatização requer apoio de 16 dos 24 deputados distritais.

O deputado Chico Vigilante alertou, no entanto, para a necessidade de um forte trabalho de consolidação e de ampliação do apoio parlamentar à luta contra as privatizações, o que requer, a seu ver, ampla mobilização dos trabalhadores e da sociedade.

A tônica das intervenções em defesa das empresas públicas foi na queda de qualidade da prestação de serviços, no aumento de preços, na retirada de direitos, na precarização do trabalho e no aumento do índice de acidentes, como já demonstrado pelo histórico das privatizações no Brasil e no mundo.

A deputada Erika Kokay lembrou que todo processo de privatização começa com ataques aos direitos dos trabalhadores, como está acontecendo agora no Metrô. “O objetivo é minar a capacidade de organização e de resistência ao desmonte das empresas e dos serviços públicos”, diz ela.

Para Cristiano Severo, diretor do Sindicato e bancário do BRB, o grande desafio na luta contra as privatizações é “fazer com que nossas vozes ecoem para fora, para mostrarmos o quanto as empresas públicas fazem a diferença na vida da população”.

Os parlamentares que aderiram à Frente em Defesa das Empresas Públicas foram definidos pelo funcionário do BRB e secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Ronaldo Lustosa, como “verdadeiros defensores de Brasília”, por estarem buscando resguardar o patrimônio que é do povo de Brasília. “O caminho correto é o do fortalecimento das empresas públicas, para que elas atendam cada vez mais e melhor ao povo”, ressaltou.

Integrantes

Os nove deputados que já aderiram à Frente Parlamentar em Defesa das Empresas Públicas do DF são: Agaciel Maia (PL), Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Fábio Félix (Psol), Leandro Grass (Rdede), Prof. Reginaldo Veras (PDT), Reginaldo Sardinha (Avante), Roosevelt Vilela (PSB) e João Cardoso (Avante).

Reunião

Representantes dos gabinetes dos parlamentares que compõem a frente se reúnem com dirigentes dos sindicatos de trabalhadores do Metrô, BRB, CEB, Caesb e Codeplan na segunda-feira (14), às 15h, na Assembleia Legislativa, para definirem e planejarem ações de enfrentamento às privatizações.

Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília


Notícias Relacionadas