Notícias

home » notícias

24 de Outubro de 2015 às 23:05

Depois da Fenaban, BB apresenta propostas para reivindicações específicas do funcionalismo. Caixa negocia neste domingo


Crédito: Fetec-CUT/CN
Rafael Zanon (DF) representou a Fetec-CUT/CN na rodada específica do BB

Depois da Fenaban, o Banco do Brasil também apresentou na noite deste sábado 24 ao Comando Nacional dos Bancários proposta para as reivindicações específicas de seus funcionários. Importante reafirmar que o índice de reajuste é o mesmo da Fenaban. A negociação específica com a Caixa Econômica Federal será realizada neste domingo 25, às 10h.

O Comando Nacional avalia que em seu conjunto a proposta do BB traz avanços e orienta a sua aprovação nas assembleias.

Leia também: 


“Assim como aconteceu com toda a categoria, o que forçou o Banco do Brasil a apresentar uma proposta depois de 25 dias de silêncio foi a força da greve do funcionalismo do BB em todo o país, a maior dos últimos 20 anos. A proposta agora será avaliada pelas assembleias em todo o país”, afirma José Avelino, presidente da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e membro do Comando Nacional.


A proposta do BB mantém o modelo de PLR dos anos anteriores, com o reajuste de 10% apresentado pela Fenaban.

 

Proposta completa das reivindicações específicas Banco do Brasil

Clausuladas:


• Será permitido o provimento transitório das funções de Gerente de Relacionamento e Gerente de Serviços em Unidades de Negócios nos casos de ausência por licença-saúde a partir do 61º dia de afastamento consecutivo.

• Aumentar em 20% o valor do auxílio-creche-dependentes com deficiência a partir da constatação da deficiência.

• Serão estendidos aos funcionários egressos de bancos incorporados optantes pelo regulamento de pessoal do Banco os seguintes benefícios:

Perícia Odontológica (PAS)
Deslocamento para tratamento de saúde no País (PAS)
Doação ou recepção de órgãos e tecidos – transplante (PAS)
Remoção táxi aérea (PAS)
Licença para acompanhar pessoa enferma da família (Lapef)


• Será concedida aos funcionários que exercem a função atendentes no SAC e prerrogativa do prazo de carência de 1 ano para a concorrência à remoção e nomeação via TAO.

• O saldo de horas não trabalhadas correspondente ou superior a uma jornada de trabalho poderá ser compensado com a utilização de folgas e abonos.

• A ausência autorizada de um dia útil por ano para acompanhamento em internação hospitalar de cônjuge, companheiro (a), inscritos no Banco ou no INSS, filho e pais, poderá ser utilizada em horas, observada a jornada de trabalho praticada na data da assinatura do ACT.

• As ausências autorizadas de dois dias úteis por ano para acompanhar filho ou dependente, menores de 14 anos a consulta/tratamento médico-odontológico, poderão ser utilizadas em horas, observada a jornada de trabalho praticada na data da assinatura do ACT.

• As ausências autorizadas de dois dias úteis por ano para acompanhar o filho ou dependente com deficiência em consulta/tratamento médico-odontológico, poderão ser utilizadas em horas, observada a jornada de trabalho praticada na data da assinatura do ACT.

• O Banco facultará a ausência de funcionários eleitos, que não sejam representantes sindicais de base ou dirigentes sindicais, limitado a 50 funcionários por ano, para a participação do Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil e da Contraf-CUT.

• Será permitida a utilização das ausências do representante sindical de base eleito para participação no evento da posse.

• Serão instituídas mesas temáticas sobre ascensão profissional, prevenção de conflitos, resultados do PCMSO, e saúde no trabalho com o prazo de 120 dias para a conclusão a partir da data de instalação.

• Oferta de 4 mil bolsas de estudo para cursos de graduação, destinadas aos funcionários não graduados, mediante processo seletivo a ser lançado em 2016, observados critérios e procedimentos a serem publicados nas Instruções Normativas Corporativas.

• As novas agências do Banco do Brasil, aquelas que forem relocalizadas e as que passarem por reformas de grande vulto serão dotadas de equipamento de detecção de metais, exceto quando forem consideradas de baixo risco pela área competente do Banco.

• Não será exigida a trava de relacionamento (365 dias) para nomeações até o final de 2015.

• Os funcionários cedidos à Cassi serão incluídos no ACT-PLR.

• Ressarcimento dos custos com inscrição para a prova de Certificação legal CPA para os escriturários, caixas executivos e atendentes (SAC e CCABB). O ressarcimento se dará a partir de janeiros de 2016, mediante o atendimento das seguintes condições, cumulativamente:

1. Não ter certificação legal vigente CPA-10 e CPA-20.

2. Ter concluído com aprovação o curso de capacitação para a CPA-10 disponibilizando no Portal UniBB (código Educa 2983), previamente à aprovação na Certificação legal, mediante registro no cadastro de formação profissional

3. Apresentar o requerimento de ressarcimento em até 45 dias após a aprovação na certificação legal, conforme definição em normativo específico.

• Benefício – Gestação Alto Risco: abonar horas para a realização de até 4 consultas e exames por mês e autorizar adição como escriturária no interesse da funcionária, mediante indicação médica.

• Oportunidades para funcionários de PSO: implementar ações de integração entre PSO e agências que abrangem oportunidades de capacitação, adição cruzada entre escriturários, revisão de parâmetros TAO e estágios.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN com Contraf-CUT


Notícias Relacionadas