Notícias

home » notícias

7 de Agosto de 2020 às 08:43

Delegados sindicais do BRB definem reivindicações para Campanha 2020 em assembleia nesta sexta 7


Os delegados sindicais do BRB e dirigentes do Sindicato definiram em seminário realizado nesta quarta-feira (5) a proposta de minuta de reivindicações específicas a ser discutida com o banco em mesa de negociação da campanha salarial 2020.

Coordenado pelo secretário de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Ronaldo Lustosa, o fórum contou com cerca de 50 participantes, incluindo dirigentes do Sindicato e da Fetec Centro Norte. Contribuíram com as discussões como convidados dois representantes dos concursados que lutam por convocação pelo banco, além da economista do Dieese Mariel Lopes e do advogado Paulo Roberto, do escritório LBS, que presta assessoria jurídica ao Sindicato.

A proposta de pauta definida no seminário teve como referência as discussões ocorridas no Congresso Distrital dos Bancários e Bancárias do DF e Entorno e contemplou também sugestões encaminhadas por funcionários do BRB pelo site do Sindicato.

A assembleia dos bancários e bancárias do BRB para votar a aprovação da pauta de reivindicações específicas ocorre nesta sexta-feira (7), em ambiente de votação virtual, das 8h às 22h.

O presidente do Sindicato, Kleytton Morais, destacou a expressiva participação dos funcionários do BRB no processo de organização e de mobilização da categoria bancária para a campanha deste ano, a começar pelas contribuições à consulta nacional, que indicou as prioridades dos bancários e bancárias.

O dirigente analisou o cenário em que se darão as negociações com os banqueiros e as direções dos bancos públicos, enfatizando as dificuldades adicionais trazidas pela crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19: “A reestruturação produtiva nos bancos já vinha produzindo cortes acentuados de postos de trabalho e forçando a desregulamentação e a eliminação de direitos, num cenário de degradação da situação geral dos trabalhadores. Agora, o nosso desafio é ainda maior e precisamos de mais organização, mais unidade e mais força na nossa luta contra a supressão de direitos”.

Pontos centrais da minuta

A proposta de minuta de reivindicações específicas dos funcionários do BRB contempla, entre outras questões, as seguintes prioridades:

  • Prorrogação do ACT 2018/2020 por 2 anos;
  • Índice de reajuste que for acordado em mesa de negociação com a Fenaban, com reflexo em todas as verbas;
  • Implantação de teletrabalho (home office) somente após negociação prévia com o Sindicato;
  • Manutenção da cláusula de incorporação de função;
  • Compromisso de convocação de novos empregados;
  • Mesa permanente específica sobre igualdade de raça e gênero;
  • Flexibilização do horário de almoço.

Sobre o enfrentamento à Covid-19:

  • Continuidade da mesa específica para tratar das medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus e proteção à vida;
  • Segurança e condições de trabalho no enfrentamento à Covid – 19;
  • Instalação das barreiras de acrílico nas agências;
  • Assegurar cumprimento dos protocolos de sanitização dos locais de trabalho;
  • Testagem dos trabalhadores terceirizados;
  • Rodízio da escala dos vigilantes.

Moção

O seminário aprovou também uma moção de respaldo do Sindicato, da Fetec Centro Norte e dos delegados sindicais à luta dos concursados pela convocação pelo BRB de todos os integrantes da lista de aprovados.

Evando PeixotoColaboração para o Seeb Brasília


Notícias Relacionadas