Notícias

home » notícias

7 de Julho de 2020 às 07:47

Defesa do BB público, manutenção dos direitos e mesa única devem ser eixos prioritários na Campanha 2020, delibera 9º Congresso Distrital


Ampliar a campanha em defesa do Banco do Brasil como banco público com abrangência nacional, manutenção dos direitos e permanência na mesa única de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) são os eixos a serem encaminhados ao Congresso dos Funcionários do BB e a orientarem a Campanha Nacional 2020. As resoluções foram aprovadas neste sábado (4), durante encontro específico dos bancários do Banco do Brasil, como parte da programação do 9º Congresso Distrital dos Bancários do Distrito Federal e Entorno, Herbert de Souza, o Betinho, realizado pelo Sindicato.

No âmbito do DF, a campanha em defesa do BB foi lançada pelo Sindicato em maio e logo ganhou as ruas da capital, com o objetivo de denunciar à sociedade o projeto nefasto do governo de entrega do patrimônio público. Com o mote “Nós fazemos a diferença e não estamos à venda. O Banco é do Brasil”, a iniciativa da diretoria do Sindicato defende ao mesmo tempo o funcionalismo e a instituição pública Banco do Brasil.

“Dado o movimento do governo que avança para retirar direitos dos trabalhadores, a nossa estratégia principal vai girar em torno desses três eixos”, informou o presidente do Sindicato, Kleytton Morais. “Resguardar as conquistas os direitos da categoria deve ser a estratégia principal na Campanha Nacional 2020”.

A secretária de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Marianna Coelho, que conduziu a mesa virtual, acrescentou que “o que nos une à campanha nacional é a mesa única da Fenaban, de modo que não podemos abrir mão dessa conquista”, principalmente em relação aos bancos públicos, que têm sido sistematicamente ameaçados.

Ao final da manhã de sábado, os delegados aprovaram que fossem encaminhadas para serem discutidas no 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, que acontecerá nos dias 10 e 12 de julho, por videoconferência, as seguintes propostas: ampliação da campanha em defesa do Banco do Brasil como banco público com abrangência nacional, a manutenção dos direitos previstos no Acordo Coletivo de Trabalho específico e na Convenção Coletiva de Trabalho, e a permanência na mesa única de negociação com a Fenaban.

Renato Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas