Notícias

home » notícias

11 de Setembro de 2019 às 08:35

Datafolha: população brasileira é contra privatizações de empresas públicas


Crédito: Reprodução

Brasília - A maioria da população brasileira rejeita o programa de Bolsonaro de privatizar as empresas estatais do país. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, realizada no final de agosto e divulgado nesta terça-feira (10), 67% dos entrevistados são contra o programa de privatizações do governo, que acaba com a soberania nacional. Este percentual significa que 2 em cada 3 brasileiros se opõem a este retrocesso.

Entre as estatais citadas na pesquisa, o maior índice de rejeição, com 65% cada, foi contra as privatizações dos bancos públicos — Banco do Brasil e Caixa — (só 29% a favor), da Petrobras ( 27% favoráveis) e quanto à venda dos Correios, 60% são contrários e 33% a favor.

Outros 25% são favoráveis a privatizações; 6% declararam não saber responder e 2% disseram que são indiferentes. Nem mesmo os eleitores de Bolsonaro o apoiam nesta empreitada de entregar a Petrobras, patrimônio do povo brasileiro, para o capital estrangeiro. O único segmento da sociedade que concorda com esse retrocesso é o que declarara ser simpatizante do PSL, partido do presidente.

A pesquisa, que entrevistou 2.878 pessoas em 175 municípios brasileiros, revela que, entre os que se dizem bem informados sobre o programa de privatizações, 44% são a favor, e entre os que se declararam estar mais ou menos informados, cai para 34%. Já entre os que consideram que estão mal informados sobre o tema, o percentual cai para 21%. Entre os que declararam não saber nada sobre o tema, cai para 15%.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas