Notícias

home » notícias

22 de Maio de 2019 às 10:01

Curso de Paternidade Responsável do Sindicato certifica mais 11 pais bancários


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - Com o certificado em mãos, mais 11 papais bancários poderão usufruir da licença paternidade ampliada de 5 para 20 dias. A entrega do documento foi feita nesta segunda-feira (20) após a realização da etapa presencial do curso. Desta vez, o curso foi encerrado com a palestra de duas médicas do SUS e dois bombeiros militares.

Durante o encontro, coordenado pela secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina, os novos papais receberam orientações das médicas da Estratégia de Saúde da Família do SUS, Lígia Cordeiro e Luciana Cabral, além de dicas de primeiros socorros para recém nascidos com os sargentos Renzo e Braga, do 15º Grupamento de Bombeiro Militar (15º GBM).

Especialistas, os convidados deram informações sobre como participar ativamente do parto, da fase de amamentação e dos cuidados nos primeiros dias de vida da criança. Os pais e as quatro mamães presentes também tomaram ciência da Lei Federal 11.108/15, a Lei do Acompanhante, que garante à mulher o direito de ter alguém ao lado durante o trabalho de parto.

Licença ampliada

O direito à licença estendida está previsto na Lei 13.257/16, sancionada pelo governo Dilma Rousseff em março de 2016, e faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. Uma antiga luta do Sindicato, a ampliação da licença foi reivindicada logo no mês seguinte à sanção da lei.


Regras

Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.


Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção (inclusive por casais homoafetivos) de crianças de até 12 anos de idade incompletos.


O curso

Apesar de os sindicalizados serem isentos da taxa de inscrição, o curso tem custo de R$ 180 para os não associados, e é realizado em duas partes: a primeira online (auto-instrucional) e a segunda consiste numa palestra presencial na sede do Sindicato (EQS 314/315 – Bloco A) com a participação especialistas no assunto, além de intervenções e saudações do diretor-presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, e da secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina.

Clique aqui e faça sua inscrição.



Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas