Notícias

home » notícias

3 de Maio de 2019 às 15:28

Cooperativários de Rondônia constroem pauta de reivindicações para acordo coletivo


Crédito: SEEB/RO

Porto Velho RO - O Encontro dos Trabalhadores em Cooperativas de Crédito do Estado de Rondônia (ECOOP), que em 2019 chegou à sua oitava edição, pela primeira vez foi realizado em Porto Velho, e reuniu, no dia 27 de abril, na sede administrativa do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), dezenas de trabalhadores que representaram todas as cooperativas de crédito dos sistemas Sicoob e Credisis do Estado.

O encontro contou com as palestras dos advogados Denyvaldo Junior (Reforma da Previdência) e Castiel Ferreira de Paula (Reforma Trabalhista), ambos do Escritório Fonseca & Assis, que presta assessoria jurídica ao SEEB-RO.

Com isso, os cooperativários tiveram a oportunidade de debater a conjuntura política e econômica do país e, sobretudo, construir a pauta de reivindicações para os acordos coletivos do biênio 2019/2021, de ambos os sistemas.

Pela parte da manhã houve debate sobre a conjuntura política e econômica do país, com os palestrantes e explanações dos dirigentes do Sindicato.

Já na parte da tarde os cooperativários se reuniram em grupos, com os debates que promoveram a construção da pauta de reivindicações da categoria.

“Mais uma vez o Sindicato promove o Encontro com os trabalhadores para que eles decidam o que reivindicar, pois ninguém melhor que o trabalhador conhece as suas necessidades na profissão e no ambiente de trabalho, e também a capacidade que cada sistema tem para atender essas demandas. Foi uma participação muito boa dos empregados, tanto da capital quanto do interior, e nessa oportunidade esses trabalhadores puderam obter ainda mais esclarecimentos sobre os males gerados desde a vigência da reforma trabalhista e os futuros danos que serão criados caso essa nefasta reforma da previdência seja aprovada no Congresso Nacional”, destacou o presidente do SEEB-RO, José Pinheiro, que acrescentou que as pautas de reivindicações construídas no ECOOP já estão sendo encaminhadas aos representantes patronais. “Esperamos que já nos próximos dias as rodadas de negociação com os patrões possam ser iniciadas”, concluiu.

O diretor de Cooperativas do Sindicato, Antônio Tavares, por sua vez, parabenizou os trabalhadores pela forte participação no evento, e pela demonstração de interesse em estar participando efetivamente desses momentos cruciais para a categoria.

“Este foi o primeiro Encontro que promovemos na capital, e contamos com a participação incondicional de colegas que vieram de bem longe para estarem aqui, ouvindo, questionando e decidindo o destino deles e dos demais cooperativários. Queremos agradecer profundamente a esses empregados e esperamos que eles se tornem um importante elo no fortalecimento da relação entre Sindicato e trabalhador, para que ele sirvam como multiplicadores em suas bases, e levar esclarecimentos, deliberações e importância da representação sindical, principalmente neste momento em que nos encontramos diante de tantos ataques contra os direitos dos trabalhadores em geral. Mais do que nunca devemos estar unidos, e por isso é importante estar filiado e bem representado nessa luta permanente contra a tirania dos poderosos”, enfatizou Tavares.

O SEEB-RO é pioneiro na representação sindical dos trabalhadores em cooperativas de crédito.

 

Fonte: SEEB-Rondônia - Rondineli Gonzalez

Notícias Relacionadas