Notícias

home » notícias

26 de Janeiro de 2016 às 09:41

Convenção CUTista fecha apoio à Chapa 2 - Unidade, Renovação e Mais Conquistas do SEEB/Brasília

Decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (21), em encontro realizado no auditório Adelino Cassis, da CUT Brasília


Crédito: CUT/BRASÍLIA

Concorrida convenção CUTista definiu amplo apoio à Chapa 2 – Sindicato para Tod@s, encabeçada pelo atual presidente Eduardo Araújo, para seguir dirigindo o Sindicato dos Bancários de Brasília no próximo triênio. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (21), em encontro realizado no auditório Adelino Cassis, da CUT Brasília. Para os participantes da convenção, a eleição da Chapa 2 é fundamental porque, como diz seu slogan, representa Unidade, Renovação e Mais Conquistas para a categoria bancária e para a luta da classe trabalhadora.

O amplo e irrestrito apoio à reeleição de Araújo, bancário do Banco do Brasil, foi manifestada por dezenas de militantes de várias correntes sindicais de esquerda, por ex-presidentes e ex-diretores do Sindicato dos Bancários, dirigentes da Federação Centro-Norte (Fetec-CN) e da Confederação nacional dos trabalhadores do ramo financeiro (Contraf), que reúne mais de 100 sindicatos de bancários do país, bem como por dezenas de  lideranças dos mais de 100 sindicatos filiados à CUT, como vigilantes, rodoviários, professores, servidores,  aeroportuários, trabalhadores terceirizados, dos Correios, comerciários, etc.

Coube ao presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, abrir a Convenção e apresentar as propostas e os integrantes da Chapa 2 que disputarão as eleições entre os dias 8 e 10 de março. Ressaltou a importância de eleger aChapa 2, que é majoritariamente CUTista, no ano em que o Sindicato dos Bancários comemora 55 anos e em meio a uma conjuntura de incessantes ataques dos setores de direita, conservadores e patronais, que querem impor o retrocesso e a retirada de direitos e conquistas dos trabalhadores e promover um golpe à democracia.

Acentuou o simbolismo da convenção ser realizada no auditório que leva o nome do presidente de honra e fundador do Sindicato dos Bancários, Adelino Cassis, cuja trajetória de luta e entrega à defesa dos trabalhadores e de uma sociedade justa e igualitária foi um exemplo a todos. “Mesmo perseguido, preso, cassado pela ditadura militar, regime que setores da direita pedem absurdamente de volta,  Cassis dedicou uma vida toda aos trabalhadores, à construção de suas entidades, como o sindicato e a CUT. “AChapa 2 representa unidade da categoria na defesa dos interesses dos trabalhadores, que tantas conquistas possibilitou aos bancários nos últimos anos. É a Chapa baseada nos princípios CUTistas de solidariedade de classe, de autonomia e independência sindical em relação a patrões, partidos e governos, de organização e luta pela base. Vivemos um momento em que esses princípios nos quais a CUT foi fundada precisam ser fortalecidos. Só assim teremos muito a avançar e a conquistar”, disse Rodrigo Britto, que também compõe a Chapa 2.

O candidato à reeleição, Eduardo Araújo, agradeceu o apoio recebido e afirmou que aChapa 2 reproduz o arco de alianças de forças realmente de esquerda e progressistas que formam a CUT e também a Frente Brasil Popular, organizada na sociedade em defesa da democracia e contra o retrocesso.  “A Chapa 2representa a unidade CUTista e da esquerda contra a direita, contra aqueles que querem desagregar, dividir e enfraquecer a categoria e os trabalhadores. Representa a unidade daqueles que defendem intransigentemente os interesses dos trabalhadores contra  os patrões, os banqueiros, o empresariado, os ruralistas”, afirmou Araújo.

Chapa 2 é majoritariamente formada por CUTistas (das correntes Articulação, CSD e Causa Operária). É integrada também, minoritariamente, por militantes da CTB. O coordenador de campanha, Miguel Pereira, lembrou que só a Chapa 2 proporciona um Sindicato realmente representativo de toda a categoria, pois tem integrantes de todos os bancos públicos e privados. Além da amplitude e unidade na luta que isso significa, aChapa 2, segundo ele, está em sintonia com a renovação que ocorre na própria categoria e com a forte participação feminina no ramo financeiro. Prosseguindo com o sistemático processo de renovação da direção, a Chapa 2 traz quase 40% de novos e novas bancárias entres seus candidatos e é composta também por aproximadamente 40% de mulheres. “É a chapa que espelha e representa os interesses da categoria toda, sem sectarismo dos nossos concorrentes que sequer têm bancários do setor privado e sem divisionismo que só atende aos interesses dos patrões banqueiros”, explica Miguel Pereira.

Vários dirigentes e militantes bancários e de outras categorias, inclusive de aposentados, fizeram uso da palavra para hipotecar apoio amplo e irrestrito à Chapa 2 – Sindicato para Tod@s.

 

Conheça os integrantes da Chapa 2 – Sindicato para Tod@s, encabeçada por Eduardo Araújo e integrada também pelo presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto:

 

Diretoria Executiva

Presidência: EDUARDO ARAUJO DE SOUZA – BB

Secretaria Geral: CRISTIANO ALENCAR SEVERO – BRB

Secretaria de Administração, Patrimônio e Informática: ROSANE MARIA GONCALVES ALABY – Santander

Secretaria de Finanças: WANDEIR SOUZA SEVERO – Caixa

Secretaria de Assuntos Jurídicos: MARIANNA COELHO DE ALMEIDA AKUTSU LOPES – BB

Secretário de Assuntos Parlamentares: EDMILSON WANDERLEY LACERDA – Itaú

Secretaria de Comunicação e Divulgação: ANTONIO ABDAN TEIXEIRA SILVA- Caixa

Secretaria de Estudos Socioeconômicos: RAQUEL SANTOS LIMA – BRB

Secretaria de Formação Sindical: TERESA CRISTINA MATA PUJALS – BB

Secretaria de Imprensa: RAFAEL ZANON GUERRA DE ARAUJO- BB

Secretaria de Política Sindical: PAULO VINICIUS SANTOS DA SILVA – BB

Secretaria de Relações com a Comunidade: JAQUELINE PERROUD DO SACRAMENTO- BB

Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho: MARIA MONICA HOLANDA OLIVEIRA – BB

Secretaria Social e Cultural: SANDRO SILVA OLIVEIRA – Itaú

 

Diretoria:

AGUINALDO MORAES FERREIRA – BB

ALFREDO NUNCIO DA SILVA SOL – BRB

DANIEL DE OLIVEIRA- BRB

EDSON IVO MOREIRA MARTINS – BRB

FABIANA UEHARA PROSCHOLDT – Caixa

FATIMA SUZANA MARSARO – BB

HELENILDA RIBEIRO CANDIDO – Caixa

HENRIQUE DA CUNHA ALMEIDA – Caixa

JEFERSON GUSTAVO PINHEIRO MEIRA- BB

LAILSON BELEM LIMA- BB

MARIA JESSICA GOMES DE SOUZA – BRB

MARIA JOSE FURTADO – BB

MARILZA SPEROTO – HSBC

MARIO EMILIO MITRE CARTAXO – BB

MARLENE RODRIGUES DIAS- Caixa

MARTHA TRAMM SANTOS – BB

RAISSA FRAGA ALVES – Bradesco

RENAN ROSA DE ARRUDA – BB

RENATO SHALDERS- Caixa

RICARDO DE SOUSA MACHADO – BB

RODRIGO LOPES BRITTO – BB

RONALDO LUSTOSA DA ROCHA – BRB

VALMIR BARBOSA DA SILVA – BRB

VANESSA SOBREIRA PEREIRA – Caixa

VICENTE DE PAULA MOTA FRAZAO – HSBC

 

Conselho Fiscal: JOSE HERCULANO NASCIMENTO NETO (Bala) – Caixa

Conselho Fiscal: ANTONIO EUSTAQUIO RIBEIRO – BRB

Conselho Fiscal: KLEYTTON GUIMARAES MORAIS – BB

Conselho Fiscal (Suplência): RAFAELLA GOMES FREITAS- Caixa

Conselho Fiscal (Suplência): RAIMUNDO DANTAS DE LIMA – HSBC

Conselho Fiscal (Suplência): ROBERTO ALVES DE SOUSA – Itaú

 

Fonte: CUT Brasília


Notícias Relacionadas