Notícias

home » notícias

19 de Março de 2019 às 10:40

Contra demissões, bancários do Acre fecham maior agência do Itaú em Rio Branco


A principal agência do banco Itaú no Acre, localizada na rua Marechal Deodoro, centro de Rio Branco, amanheceu de portas fechadas na sexta-feira 15 de março, em manifestação organizada pelo Sindicato dos Bancários contra a demissão de quatro funcionárias nos últimos 30 dias. Todas as demissões foram sem justa causa, uma delas depois de 30 anos de banco, faltando um mês para a aposentadoria.

“O banco que mais lucra no Brasil, um dos bancos que mais lucro retira do Acre só possui três agências aqui e não dá nenhum retorno social à população. As autoridades precisam criar leis que obriguem essas grandes empresas a contratar mão de obra equivalente ao lucro que elas obtêm e reinvestir parte de seus lucros na economia local, além de taxar a remessa de lucro. Mas o Brasil está andando para trás, concentrando renda nas mãos dos super-ricos e aumentando a pobreza do povo para garantir margens de lucros estratosféricas aos grandes empresários”, denuncia Eudo Raffael, presidente do sindicato do Acre.

A paralisação contou com a participação do deputado Estadual Nenem Almeida e do Sindicato dos Urbanitários, que aproveitaram a manifestação para denunciar os ataques feitos pelo presidente Bolsonaro contra os trabalhadores pela PEC de reforma da previdência.

Os bancários do Acre decidiram em assembleia aderir às atividades convocadas pelas centrais sindicais para o Dia Nacional em Defesa da Previdência, nesta sexta-feira 22 de março.


Fonte: Fetec-CUT/CN, com Seeb Acre


Notícias Relacionadas