Notícias

home » notícias

6 de Agosto de 2018 às 07:19

Confira o calendário das mesas de negociação específicas do Banpará


Crédito: SEEB/PA

Belém PA - A abertura do calendário das mesas de negociação específicas no Banpará foi inédita: toda feminina; e na próxima quinta-feira (9), às 10h, começa a primeira rodada que vai debater sobre saúde, segurança e condições de trabalho.

Já no dia 13, às 14h, o tema será emprego, carreira e cláusulas sindicais e no dia 17, as cláusulas econômicas estarão na pauta do dia.

Além de definir o calendário, a presidenta do Sindicato em exercício, Tatiana Oliveira, também reivindicou a assinatura do pré-acordo como garantia de que todos os direitos previstos no Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2018 serão respeitados até que um novo acordo seja assinado.

“Queremos essa garantia assinada, já que com o desmonte trabalhista, os direitos da categoria, previstos na Convenção e Acordo, são válidos até 31 de agosto deste ano. Mas depois dessa data, nada mais na lei garante que as conquistas serão respeitadas e pagas conforme consta no acordo”, explica a dirigente sindical.

De antemão, o banco reproduziu o discurso da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e informou que espera assinar um acordo antes da data-base da categoria (1º de setembro), já que a campanha começou bem antes do previsto, mas o Banpará não descartou que o Pré acordo possa ser assinado futuramente, caso não se conclua o processo negocial dentro do esperado.

A funcionária do Banpará e diretora da Fetec-CUT/CN e CUT-PA, Vera Paoloni, ressaltou que “a expectativa da categoria é ter poder de compra reajustado e também a valorização funcional em itens importantes como respeito aos comissionamentos, ao processo seletivo, carreira, PCS, temas esses que estarão presentes nesta mesa de negociação e para os quais esperamos ter respostas efetivas”.

Mesa feminina

A composição da mesa de hoje toda por mulheres trabalhadoras foi destaque em todas as falas. A diretora de Comunicação do Sindicato e também dirigente da Contraf-CUT, Rosalina Amorim, ainda lembrou que 59% da categoria é formada por mulheres.

“Essa mesa mostra e ratifica a nossa força em gerenciar e negociar, bem como de estimular outras colegas a lutar por posições antes assumidas somente por homens dentro dos bancos”, afirma.

Participou também da reunião a Sra. Katia Furtado, presidenta da Afbepa.

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas