Notícias

home » notícias

1 de Junho de 2017 às 09:00

Começam em São Paulo os congressos nacionais dos bancários do BB e da Caixa

Encontros definem as pautas específicas da Campanha 2017. A abertura dos congressos será conjunta e terá lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos


(Atualizado dia 26/6, às 21h)

Os congressos nacionais dos funcionários do Banco do Brasil e dos empregados da Caixa Econômica Federal começaram nesta sexta-feira 30 de junho e vão até domingo 2 de julho, em São Paulo, para definir as pautas específicas de reivindicações e as estratégias da Campanha Nacional 2017 nas duas instituições financeiras públicas. Os dois congressos, marcados para o Hotel Holliday Inn, no Anhembi, serão separados mas estão tendo uma abertura conjunta na manhã deste sábado 1º de julho, durante a qual haverá ato em defesa dos bancos públicos o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos.

É o 28º Congresso Nacional dos Funcionários do BB (CNFBB), que tem como tema principal “Contra o desmonte: Unidade e Resistência” e reune 355 delegados e observadores de todo o país. Os temas são distribuídos em quatro grupos para debater sobre o desmonte do BB, a precarização do emprego com a digitalização, igualdade de oportunidades de carreira, terceirização, pejotização e os impactos dessas propostas no BB.

“O Congresso ocorre num momento em que os bancários e os trabalhadores enfrentam uma conjuntura muito difícil, com ataques a direitos conquistados e ameaça de desmonte dos bancos públicos. No Congresso precisamos reafirmar nossa luta contra as reformas do governo ilegítimo de Temer, por mais contratação de funcionários e em defesa do BB público, da Previ e da Cassi”, avalia Rafael Zanon, representante da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil.

Clique aqui para baixar o caderno de teses do CNFBB.

Da Caixa, é o 33º Congresso Nacional dos Empregados da (Conecef) Empregados, que tem 464 delegados e observadores. Serão distribuídos em quatro grupos para debater sobre Saúde Caixa/saúde e condições de trabalho (Grupo 1); Funcef, aposentados e Previdência (Grupo 2); Reestruturação, reforma trabalhista e terceirização (Grupo 3); e Defesa da Caixa e demais bancos públicos (Grupo 4).

“Esse talvez seja o Conecef mais atípico dos últimos 15 anos, tanto que será realizado logo após à greve geral no Brasil. A expectativa é muito grande, porque temos que manter a qualidade dos nossos empregos, aumentar a qualidade de vida no trabalho e ainda fortalecer e expandir a Caixa Econômica Federal. São muitos desafios para uma campanha só”, afirma Wandeir Severo, representante da Fetec-CUT/CN na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa.

“O ponta pé inicial terá de ser bem dado e estamos trabalhando para isso. Que seja um ótimo Conecef, recheado não se resoluções mas também de uma boa preparação para a luta e conseguirmos empolgar a categoria e cada vez mais consolidar as conquistas dos empregados da Caixa”, acrescenta Wandeir.

Clique aqui para baixar o caderno de teses do Conecef.


A programação do 28º Congresso do BB


Sábado 1º de julho

08h às 18h – Credenciamento - 18h às 20h, credenciamento de suplentes

9h às 10h – Abertura

10h às 12h - Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, junto com os empregados da Caixa.

12h às 13h – Almoço

13h às 13h30 - Votação do regimento interno

13h30 às 14h30 – Apresentação das teses

14h30 às 18h – Trabalho em grupos:

G1 - Desmonte do BB: Analise do balanço, fechamento de agências, aumento de tarifas

G2 - Digitalização: O banco do futuro e a precarização do emprego

G3 - Emprego, carreira e igualdade de oportunidades

G4 - Terceirização, pejotização e impactos no BB

 18h às 19h – Jantar

19h às 21h – Reunião de Correntes Políticas

Domingo 02 de julho

10h às 13h - Deliberações da plenária final.

 

A programação do 33º Conecef


Sábado, 1º de julho


8h às 18h – Credenciamento. Das 18h às 20h, credenciamento de suplentes.

9h às 10h – Abertura.

10h às 12h – Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, junto com o 28º CNFBB.

12h às 13h – Almoço.

13h às 13h30 – Votação do regimento interno.

13h30 às 14h30 – Apresentação das teses.

14h30 às 18h – Trabalhos em grupos: Saúde Caixa/Saúde e condições de trabalho (Grupo 1), Funcef, aposentados e Previdência (Grupo 2), Reestruturação, reforma trabalhista e terceirização (Grupo 3) e Defesa da Caixa e defesa dos bancos públicos (Grupo 4).

18h às 19h – Jantar.

19h às 21h – Reunião das correntes políticas.

21h – Confraternização.

Domingo, 2 de julho

9h às 13h – Plenária final de encerramento.

13h às 15h – Almoço.

 

Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT


Notícias Relacionadas