Notícias

home » notícias

23 de Março de 2020 às 08:47

Combate a Covid-19: Sindicato faz apelo ao Governo do Pará


Carta Aberta ao Governador Helder Barbalho

Caro Governador,

Saudamos suas iniciativas de combate à propagação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado do Pará e lamentamos a negligência do Governo Federal em relação a este tema.

Acreditamos que as medidas aqui adotadas de fechamento de escolas, bares, restaurantes e shoppings são muito importantes, mas de nada adiantarão se as agências bancárias continuarem abertas irrestritamente ao atendimento ao público, constituindo-se em pólo catalisador de transmissão do vírus.

Temos nos empenhado junto aos bancos, nacional e localmente, no sentido de preservar a saúde e a vida de seus empregados, clientes e usuários. Algumas ações de redução de risco foram tomadas, é verdade, mas são insuficientes. Nossa categoria está exposta ao risco de contaminação, assim como seus parentes, seus vizinhos e o público que é atendido diariamente. A partir dos fechamentos dos estabelecimentos comerciais, a população se dirigiu às agências para resolver problemas que nem sempre são urgentes.

Os governadores dos estados de Santa Catarina e Distrito Federal já publicaram decretos proibindo atendimento nas unidades bancárias, afastando o risco de aglomeração nestes ambientes, providência  que solicitamos a Vossa Excelência através de ofício no dia 19 de março. Vimos hoje o anúncio de fechamento de diversos estabelecimentos comerciais, mas, surpreendentemente, nenhuma medida sobre os bancos. Pelo contrário, lança-se um microcrédito e anuncia-se a antecipação do pagamento da folha do estado, o que amplia o fluxo nas agências do Banpará. Temos, inclusive, tentado negociar com a direção do Banpará sobre a necessidade de um calendário que dilua o atendimento presencial dos quase duzentos mil servidores estaduais, mas não fomos atendidos pela empresa.

Governador, o Sindicato dos Bancários do Pará, em nome de quase dez mil famílias de bancários e milhares de trabalhadores terceirizados e contratados indiretos das instituições financeiras, pede que seja decretado o não-atendimento regular nas agências bancárias.

Por favor, não assista nossos locais de trabalho se transformarem em centros de proliferação dessa doença nefasta no estado do Pará! A concentração de pessoas em busca de atendimento nas agências bancárias é incompatível com os esforços desse governo na luta contra a disseminação do coronavírus. 

Decrete, em caráter de urgência, a suspensão do atendimento nas agências bancárias, resguardando somente o essencial, como a compensação bancária, numerário nas máquinas de autoatendimento e atendimento excepcional a quem não tenha cartão eletrônico. É uma medida necessária para obter sucesso no combate ao coronavírus em nossa tão amada terra.

Temos a certeza que este momento difícil será superado, mas com ações firmes e a união de toda a sociedade.

Contamos com a sua sensibilidade e clareza à justiça de nosso pedido.

Belém, Pará, 20 de março de 2020.

Sindicato dos Bancários do Pará


Notícias Relacionadas