Notícias

home » notícias

6 de Agosto de 2020 às 19:00

CN2020: Começam as negociações da Campanha Nacional 2020 com o Banpará


As negociações da Campanha Nacional 2020 em torno no novo Acordo Coletivo de Trabalho para o funcionalismo do Banpará começaram efetivamente nessa terça-feira (4), com debates sobre o pré-acordo e das cláusulas 15 a 53, conforme reivindicado em ofício pelo Sindicato dos Bancários do Pará, Fetec-CUT Centro Norte e Contraf-CUT.

A próxima rodada já será nessa sexta-feira (7), às 10h, com discussões sobre os artigos 5 e 6º, 15 a 18, 40 a 43 da minuta de reivindicações.

Pelo movimento sindical estiveram presentes a vice-presidenta do Sindicato, Tatiana Oliveira; a diretora da Fetec –CUT/CN, Vera Paoloni; a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim e as assessoras jurídicas, advogadas Mary Cohen e Camila Aranha.

Pelo Banpará participaram o diretor administrativo, Paulo Arévalo, o superintendente da Suape, Haroldo Ney Cunha Júnior, a advogada Lorena Sirotheau Lestra e os assessora da Diretoria Administrativa, Igor Gonçalves e Luana Pontes.

Confira o resumo dessa primeira rodada:

Pré-acordo: Foi o ponto inaugural da reunião. O banco questionou que não poderia assinar o documento da forma como estava apresentado. O encaminhamento aprovado foi que o Sindicato apresentará uma nova redação na próxima rodada, para ser avaliado pelo banco;

Auxilio Creche Babá: O Banpará mantém o direito, mas quer incluir a nota fiscal na prestação de contas do auxílio creche.

Vale Cultura: Proposta do banco é permanecer a condicionante de previsão legal;

Art. 26 – Seminário de Segurança Bancária: Banco concorda com o seminário à distância, por conta da pandemia.

Art. 31 – Saúde e Qualidade de Vida: Banpará questionou a redação que foi apresentada, mas se comprometeu de apresentar uma nova proposta de redação;

Art. 50 – Banco de Horas: Tema deve retornar ao debate, em função dos afastamentos do Grupo de Risco;

Art. 53 – Incorporação de Gratificação de Função de Confiança e/ou Gratificada: Banco queria retirar do acordo, pois alega que já está em normativo interno. Foi questionado pelas dirigentes que esse ponto tinha que ser mantido mesmo já estando no Regulamento de Pessoal, este poderia ser alterado sem o debate com o movimento sindical. Ficou a proposta de ser apresenta uma nova redação para que fosse mantida a cláusula .

“O mês de agosto será ainda mais desafiador. Não é fácil realizar uma campanha salarial na atual conjuntura política e sanitária, mas com a nossa força e união, vamos conseguir”, destaca a vice-presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Tatiana Oliveira.

“A Campanha Nacional começou pra valer no Banpará. É fundamental que o funcionalismo acompanhe o processo de negociação e esteja atento para as orientações das entidades sindicais, pois com organização e luta faremos mais uma campanha vitoriosa”, afirma a diretora da Contraf-CUT, Rosalina Amorim.

“Foi só o começo, mas foi um início com disposição de diálogo e isso é bom. Temos um objetivo claro: manter direitos já conquistados, ampliando a proteção à vida, à saúde e ao salário”, finaliza a funcionária do Banpará e diretora do Sindicato e Fetec-CUT/CN, Vera Paoloni.

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas