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12 de Setembro de 2014 às 19:03

Caixa mais uma vez diz ‘não’ às reivindicações sobre carreira, jornada, Sipon e organização


 Crédito: Fenae
 
Nesta sexta-feira, foi a vez do banco dizer ‘não’ às reivindicações sobre carreira, jornada, Sipon e organização do movimento. Para a CEE/Caixa-Contraf/CUT, melhor resposta à intransigência da Caixa é a mobilização dos empregados

Brasília - A Caixa Econômica Federal não apresentou nenhuma proposta às reivindicações dos empregados para as questões relacionadas à carreira, jornada de trabalho, Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon) e organização do movimento. ‘Inviável’ foi a resposta da empresa a todos os itens apresentados durante a quarta rodada de negociação das demandas específicas da campanha salarial 2014, ocorrida nesta sexta-feira (12), em Brasília (DF). As reuniões com o banco estão ocorrendo concomitante às negociações com a Fenaban.

“Esse posicionamento da Caixa frustra mais uma vez os trabalhadores. Nós vamos insistir para buscar o atendimento às nossas reivindicações durante a campanha salarial”, destacou a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa-Contraf/CUT), Fabiana Matheus. Ela, que também é diretora de Administração e Finanças da Fenae, atesta: “a Caixa não quer negociar. Nada foi apresentado nas quatro reuniões que tivemos até agora”.

Os representantes dos trabalhadores cobraram da Caixa o cumprimento da jornada de seis horas e a adoção do login único para evitar fraudes no registro do ponto eletrônico. Segundo eles, a estação única adotada pela empresa não impede que o empregado continue trabalhando após o término da jornada. Os interlocutores do banco disseram que o fim das horas extras sistemáticas também é o desejo da Caixa e que a empresa tem envidado esforços para que isso ocorra.

No entanto, segundo os membros da CEE/Caixa-Contraf/CUT, a realidade nas unidades de todo o país é bem diferente. A sobrecarga de trabalho força os empregados a trabalharem acima da jornada, e eles sofrem pressão para não fazer horas extras ou não registrar corretamente o ponto. Para os representantes dos trabalhadores, a carência de pessoal - problema que a Caixa diz não existir - é um dos fatores que geram toda esta situação.

Fabiana Matheus destacou as condições precárias em que estão trabalhando, por exemplo, os tesoureiros, por conta do excesso de atribuições. As dificuldades desse segmento já foram colocadas em mesas de negociação. A Caixa prometeu soluções, mas não as colocou em prática. “Esta é uma questão que nós esperamos resolver até o fechamento desta campanha”, acrescentou a coordenadora da CEE/Caixa-Contraf/CUT.

Ainda com relação a jornada, a comissão defendeu o pagamento de horas extras a todos os trabalhadores e o fim da compensação. “Nosso entendimento é de que se houver necessidade de fazer hora extra, que ela seja paga”, enfatizou Dionísio Reis, membro da CEE/Caixa-Contraf/CUT e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Carreira

A Caixa voltou a rejeitar a adoção de critérios para descomissionamentos. Os representantes dos trabalhadores criticaram o banco por não deixar claro as regras utilizadas e por tomar a medida de forma unilateral, deixando a cargo do gestor a retirada de função. Outra proposta recusada é a criação de comitê paritário - integrado por representantes dos empregados e da empresa - para acompanhar o PSI (Processo Seletivo Interno).

Outro ponto cobrado na negociação foi o retorno do incentivo à graduação. Os interlocutores da empresa alegaram que o programa está suspenso temporariamente para reavaliação e ficaram de apresentar uma posição sobre esse benefício durante a campanha salarial.

A coordenadora da CEE/Caixa-Contraf/CUT, Fabiana Matheus, reivindicou também atenção da empresa aos supervisores de canais. Estes trabalhadores são cobrados como gerentes, mas têm remuneração inferior. Além disso, são obrigados a arcar com despesas como combustível e telefone para exercer suas atividades. A Caixa alega que o salário é compatível com as atribuições e solicitou à área responsável a demanda sobre o ressarcimento das despesas.

Foi debatida também a implantação do plano de carreira própria para os empregados do setor de tecnologia. Em reunião realizada na semana passada, o vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa, Joaquim Lima, prometeu apresentar nesta quinta-feira (11) proposta de encarreiramento da TI, o que não aconteceu. A informaᄃão dada aos trabalhadores foi a de que o projeto seria apresentado nesta sexta, na negociação específica da campanha salarial. Mas a Caixa, mais uma vez, frustrou os empregados da área, ao informar que o assunto será tratado posteriormente, na mesa de negociação permanente.

Organização do Movimento

A Caixa também negou as reivindicações relativas à organização do movimento como ampliação à inamovibilidade dos delegados sindicais durante a estabilidade. Quanto à participação do suplente de representante dos empregados nas reuniões do Conselho de Administração, os interlocutores da empresa alegaram que esta decisão compete ao CA.

Mobilização

“Diante da intransigência da Caixa, a melhor resposta dos trabalhadores é a mobilização”, defende Fabiana Matheus. Para ela, os avanços na negociação só virão com a participação dos empregados nas reuniões dos sindicatos e locais de trabalho e o envolvimento com a campanha salarial. “É hora de lutar por nossas reivindicações”.

A coordenadora da CEE/Caixa pediu uma nova reunião com o banco para aprofundar o debate de algumas reivindicações. A data da negociação será definida no início da próxima semana, quando a Fenaban confirmará se vai apresentar uma proposta global à categoria bancária na sexta-feira, 19 de setembro.

Dia Nacional de Luta

Na próxima segunda-feira (15), o Comando orienta os sindicatos e federações a realizarem um dia nacional de luta, conforme deliberação da 16ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida de 25 a 27 de julho em Atibaia (SP), buscando pressionar os bancos a atender a pauta de reivindicações da categoria.

Os protestos serão realizados em defesa do emprego, contra os projetos de terceirização, pelo fim das metas abusivas e do assédio moral, por mais segurança para trabalhadores e clientes, e por igualdade de oportunidades.

Fonte: Agência Fenae
 
 

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