Notícias

home » notícias

18 de Janeiro de 2016 às 10:28

BB: Sindicato participa do Dia Nacional de Luta em defesa dos bancários da Visin


Crédito: SEEB/BRASÍLIA

Brasília - O Dia Nacional de Luta contra os prejuízos aos funcionários na nova reestruturação anunciada na Vice-Presidência de Serviços, Infraestrutura e Operações (Visin) do Banco do Brasil, e que prevê a migração e centralização de serviços, foi marcado em Brasília, na sexta (15), por diversas reuniões do Sindicato com os bancários do banco, orientando-os sobre os seus direitos, o andamento das negociações, e garantindo a assistência jurídica, caso haja necessidade.

A reestruturação foi apresentada pelo BB aos sindicatos em reunião no último dia 7 de janeiro. Na ocasião, foi anunciado pela empresa o cronograma da reestruturação, inclusive prazos para migração dos trabalhadores nas áreas envolvidas.

Em virtude da migração de serviços, algumas praças terão aumento de vagas em comissão, enquanto em outras localidades se verificará redução, trazendo incertezas remuneratórias para os funcionários das áreas reduzidas.

Sindicato cobra ampliação dos prazos

O Sindicato participou da reunião e reivindicou ampliação dos prazos, que terminam dia 25 de janeiro. Os bancários também solicitaram a revisão da diminuição das dotações e segurança remuneratória para os trabalhadores que não optarem pela movimentação para outra praça. Além disso, foi solicitada a priorização nas vagas em ascensão daqueles funcionários lotados nas áreas em mudança de praça.

Segundo Rafael Zanon, representante da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e diretor do Sindicato, as reestruturações não podem trazer prejuízos para os trabalhadores das áreas envolvidas. “Nos reunimos com os funcionários para esclarecer sobre seus direitos e orientá-los acerca desse processo. O Sindicato dos Bancários de Brasília atuou com êxito em várias reestruturações recentes no sentido de garantir a segurança remuneratória para os funcionários. É importante lembrar que funcionários que estejam exercendo funções comissionadas a dez anos tem direito a segurança remuneratória em caso de descomissionamento”, afirmou Zanon.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas