Notícias

home » notícias

20 de Outubro de 2015 às 16:43

Bancos fazem nova proposta indecente, 7,5%. Comando rejeita e orienta intensificar a greve em todo o país

Negociação, que continua nesta quarta entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, foi retomada depois de 25 dias de silêncio dos banqueiros e no 15º dia da paralisação


Crédito: SEEB/MT
Bancários MT protestam contra proposta indecente de 7,5% com bananas em Cuiabá

Depois de ficar 25 dias em silêncio, a Fenaban apresentou nesta terça-feira 20 ao Comando Nacional dos Bancários, no 15º dia da greve nacional da categoria, uma nova proposta em que aumenta de 5,5% para 7,5% o índice de reajuste salarial, o que é 2,17% a menos que a inflação de 9,8% do período, e ainda retira o abono de R$ 2.500 proposto anteriormente, além de ignorar as reivindicações sociais. O Comando Nacional, que tem a Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN) entre seus integrantes, rejeitou a proposta já na mesa de negociação e orienta os sindicatos a intensificarem a greve em todo o país, que já é a maior das últimas duas décadas.

Diante das advertências do Comando de que essa proposta é inaceitável e os bancários esperam aumento real de salário, os negociadores da Fenaban aceitaram prosseguir as negociações às 14h desta quarta-feira 21, em São Paulo, no Hotel Maksoud Plaza.

 

“Essa proposta é uma provocação e um desrespeito aos bancários. Vamos aumentar a greve em todo o país, que é a única linguagem que os banqueiros entendem, para conquistar aumento real de salário e as reivindicações por emprego, mais saúde e melhores condições de trabalho, mais segurança e igualdade de oportunidades”, critica  José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN e integrante do Comando Nacional dos Bancários.

“Os banqueiros culpam a crise para apresentar uma proposta tão ruim e indecente. Mas isso é uma mentira. Não existe crise no sistema financeiro. Só os cinco maiores bancos tiveram lucro de R$ 36,3 bilhões apenas no primeiro semestre, que é 27,3% maior que no ano passado. É a maior rentabilidade do sistema financeiro mundial, construída em grande parte pelo trabalho e pela produtividade dos bancários”, acrescenta.

 

Paralisação cresce

A retomada das negociações com os banqueiros ocorreu no 15º dia da greve nacional dos bancários, que cresceu ainda mais em todo o país, fechando 12.567 agências e 33 centros administrativos nos 26 estados e no DF, das quais 1.398 unidades foram paralisadas nas 12 bases territoriais dos sindicatos filiados à Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN). Desde o primeiro dia da greve, em 6 de outubro, o índice de adesão cresceu 50,8% nas bases da Federação e exatamente 100% em todo o país.

Veja aqui as imagens do 15º dia da greve nas bases da Federação Centro Norte e confira na tabela ao lado como foi o índice de paralisação.

 

BB negocia depois da Fenaban

Os negociadores do Banco do Brasil informaram ao Comando Nacional que retomarão as negociações das questões específicas de seus funcionários após a conclusão das discussões com a Fenaban. A Caixa não se manifestou.

 

 

Fonte: Fetec-CUT/CN - Atualizada em 20/10/2015 às 21:27


Notícias Relacionadas