Notícias

home » notícias

21 de Outubro de 2015 às 16:38

Bancos aumentam proposta para 8,75%, ainda abaixo da inflação. Comando rejeita e insiste no aumento real

Tem nova rodada de negociação nesta quinta. A greve cresce. No 16º dia, bancários fecharam 12.603 agências no país, 1.411 situadas nas bases dos 12 sindicatos filiados à Fetec-CUT CN


Crédito: SEEB/MT
Bancários de MT ensinam banqueiros a dividir o pão durante protesto em Cuiabá

No 16º dia da greve, que continuou crescendo em todos os estados no DF, os bancos fizeram uma nova proposta nesta quarta-feira 2, elevando de 7,5% para 8,75% o índice de reajuste de todas as verbas salariais (sem abono), o que significa 1,03% abaixo da inflação do período. Mas o Comando Nacional dos Bancários já a rejeitou novamente na mesa de negociação e orienta os sindicatos a intensificarem a paralisação em todo o país para arrancar um acordo que contemple aumento real e também avanços nos temas sociais.

Nova rodada de negociação foi marcada para esta quinta-feira 22, às 14h, em São Paulo.

“A proposta dos banqueiros é ultrajante para os bancários. Eles estão vendo os bancos baterem sucessivos recordes de lucro e aumentarem em até 80% a remuneração de seus altos executivos, ao mesmo tempo em que procuram cinicamente arrochar os salários dos trabalhadores”, critica José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN e integrante do Comando Nacional dos Bancários.

“A categoria não vai aceitar isso. E com essa grande greve, que já é a maior dos últimos 20 anos, os bancários estão bradando em alto e bom som que não assinarão acordo que não tenha ganho real nos salários e avanços na proteção ao emprego e à saúde, nas condições de trabalho, na segurança e na igualdade de oportunidades”, adverte Avelino.

Greve continua crescendo

Nesta quarta-feira 21, 16º dia da greve, foram fechados 12.603 agências e 35 centros administrativos no Brasil inteiro, segundo levantamento da Contraf-CUT. Nas bases territoriais dos 12 sindicatos da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), estão paralisadas 1.411 agências, um crescimento de 52,2% desde o início da greve, no dia 6 de outubro.

É a maior greve nacional dos bancários desde o início dos anos 1990, quando conquistaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Veja aqui a galeria de fotos do 16º dia da greve da Campanha Nacional 2015 e confira ao lado o índice de paralisação nas bases territoriais dos 12 sindicatos da Federação Centro Norte.

 

Negociações com BB e Caixa nesta quinta

Os representantes do Banco do Brasil e da Caixa retomarão nesta quinta-feira, em São Paulo, as negociações específicas dos bancários das duas instituições públicas federais.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN


Notícias Relacionadas