Notícias

home » notícias

13 de Agosto de 2019 às 07:19

Bancários se somam às manifestações desta terça 13 em defesa da educação e contra a reforma

Estudantes, professores e demais trabalhadores vão às ruas em defesa da educação e do direito à aposentadoria; ferramenta permite pressionar senadores


(Atualizada às 10h24)

Bancários se juntam a estudantes, professores e trabalhadores de várias categorias, nesta terça-feira (13), nas atividades do Dia Nacional de Mobilizações contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação. Estão programados atos em vários estados do Brasil, inclusive em Brasília, Cuiabá, Campo Grande e Boa Vista.

Para a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, os cortes nos investimentos para a educação e a proposta de alterações da Previdência só visam retirar direitos dos trabalhadores, assim como foi feito com a reforma trabalhista. “Ao contrário do que o governo diz, a reforma da Previdência vai continuar beneficiando os mais ricos e os empresários. Enquanto, os pobres, que mais necessitam, terão que trabalhar muito mais para conseguir se aposentar”, afirmou a dirigente, que convocou todos os trabalhadores para irem às ruas nesta terça. “Precisamos pressionar os senadores para que votem contra esse desmonte e defendam os direitos dos trabalhadores”, completou Juvandia.

“O ato desta terça-feira é apenas o começo. Temos que denunciar os deputados que aprovaram a reforma. Sabemos onde cada um deles tem mais votos. Temos que mostrar em cada uma das cidades quem votou contra os trabalhadores”, disse. “Ao fazer a denúncia dos deputados, mostramos também aos senadores que, se votarem contra os trabalhadores, sofrerão as mesmas consequências”, concluiu a presidenta da Contraf-CUT.

Dentre as mudanças propostas para a Previdência, está a instituição da obrigatoriedade de idade mínima para aposentadoria, que passa a ser de 65 anos para os homens e 62 para mulheres. Além disso, para receber 100% do benefício, o trabalhador deverá contribuir por 40 anos. O tempo mínimo de contribuição será de 15 anos para mulheres e de 20 anos para homens. Neste caso, receberão apenas 60% do benefício.

O cálculo do benefício também muda, reduzindo os valores que serão pagos aos trabalhadores. Atualmente, os valores são calculados levando em conta 80% dos maiores salários de contribuição. Apenas os maiores valores são utilizados no cálculo. Com a reforma da Previdência, os valores passam a ser calculados pelo total das contribuições, mesmo as de menor valor. Isso derruba o valor médio das contribuições e leva à redução do benefício a ser pago aos trabalhadores.

Na Pressão

Ainda há tempo para lutar contra a aprovação da reforma da Previdência. Além de se mobilizarem nas ruas de todo o país, os trabalhadores podem enviar mensagens e pressionar os senadores a votarem contra a proposta que, se aprovada, tornará quase impossível o sonho da aposentadoria.

O site “Na Pressão” é uma ferramenta criada pela Secretaria de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para o envio de e-mails ou mensagens pelas redes sociais ou telefone para parlamentares, juízes, ministros e qualquer outra autoridade que represente o povo brasileiro.

O “Na Pressão” está disponível para todos os sindicatos, entidades e movimentos sociais parceiros, podendo ser usado em campanhas específicas dirigidas a instâncias regionais ou locais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Confira os atos desta terça nas capitais

Bahia:

-Salvador: concentração às 9h no Campo Grande, com caminhada pelo centro da cidade, até a Praça Castro Alves. 

Ceará:

-Fortaleza: ato às 8h, na Praça da Gentilândia.

Distrito Federal

Brasília: ato em frente ao Museu Nacional, às 9h.

Goiás

-Goiânia: ato à partir das 15h, na Praça Universitária.

Mato Grosso

-Cuiabá: concentração será a partir das 14 horas, na Praça Alencastro.

Mato Grosso do Sul

- Campo Grande: ato às 9h na Praça Ary Coelho

Roraima

- Boa Vista: panfletagem de manhã na Praça do Centro Cívico. Às 15h, caminhada da UFRR até a Praça do Centro Cívico, onde começa manifestação às 16h.

Minas Gerais

-Belo Horizonte: ato a partir das 16 horas, na Praça da Assembleia Legislativa.

Paraíba

- João Pessoa, ato em frente à escola Lyceu Paraibano, no centro, às 14h

Paraná

-Curitiba: ato às 18h na Praça Santos Andrade.

Pernambuco

-Recife: ato público com concentração a partir das 14h, em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora.

Piauí

-Teresina: concentração às 8h em frente ao INSS

Rio de Janeiro

-Capital: ato com concentração às 17h na Candelária

Rio Grande do Sul

-Porto Alegre: ato na Praça Matriz, a partir das 14h. Às 16h, CUT, centrais e movimentos sociais se concentram em frente ao Palácio Piratini e em seguida realizam ato às 18h, na Esquina Democrática. De lá, seguem em caminhada até à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Rio Grande do Norte

-Natal: 14h, na Calçada do Shopping Midway

Santa Catarina

-Florianópolis: ato público unificado, concentração às 16h, no largo da Catedral.

São Paulo

-Capital: concentração às 15h no Masp (Avenida Paulista) e caminhada até a Praça da República.

Sergipe

-Aracaju: ato às 8h, em frente ao Palácio de Despachos. Ato também às 14h, na Praça General Valadão seguido de marcha pelas ruas do centro.


Fonte: Fetec-CUT/CN, Contraf-CUT, com CUT Nacional


Notícias Relacionadas