Notícias

home » notícias

29 de Agosto de 2016 às 06:47

Bancários realizam café da manhã para comemorar data alusiva


Crédito: Danto Freitas - SEEB/AC
Cerca de 200 bancários prestigiaram o café da manhã realizado nesta sexta-feira (26)
Rio Branco AC - O Sindicato dos Bancários do Acre ofereceu, na manhã desta sexta-feira (26), um café da manhã em comemoração ao Dia do Bancário. A data alusiva ocorre somente no domingo (28), mas a direção do Sindicato resolveu antecipar as festividades. O evento foi realizado no salão de festas do Hotel Pinheiro.

Em confraternização desde 6h30 da manhã, os bancários também puderam participar do sorteio de dois rodízios para casal (no Restaurante Inácio) e de dois brindes oferecido pela Ótica Vip.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Edmar Batistela, esse momento de confraternização é uma forma de relembrar a importância do bancário e também da data em homenagem à categoria. “É essencial comemorarmos essa data com muitas festividades, lembrando-se das conquistar e lutas dos bancários. Já é uma tradição do Sindicato dos Bancários comemorar essa data com um café da manhã.”, disse o presidente.

 

Origem do dia do bancário

Numa viagem na história, os estudos apontam que a origem do Dia do Bancário ocorreu na vitoriosa greve de 1951, que começou no dia 28 de agosto e durou 69 dias. Os trabalhadores de São Paulo foram os únicos a manter as reivindicações e não aceitaram a proposta inicial dos bancos de 20%. Acabaram conquistando 31% de reajuste, além de colocar em xeque a lei de greve do governo Dutra e de lançar as bases para a fundação do Dieese.

Dieese – A greve de 1951 trouxe outras repercussões importantes, como a criação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), quatro anos mais tarde. Naquele mesmo ano, por pressão dos bancários, foram refeitos os cálculos da infração oficial do governo, inexplicavelmente, pulando de 15,4% para 30,7%.

No Acre, a história do movimento sindical bancário na década de 1980. Neste período, os bancos presentes no território acreano registraram mais de 2 mil bancários, hoje o setor emprega quase mil profissionais. No final dos anos 1990 o fechamento do Banco do Estado do Acre (BANACRE) contribuiu sensivelmente para o encolhimento da categoria no território acreano.

 

ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS DO CAFÉ DA MANHÃ

 

Fonte: SEEB/ACRE - MANOEL FAÇANHA


Notícias Relacionadas