Notícias

home » notícias

10 de Janeiro de 2018 às 07:09

Bancários MT comemoraram 157 anos da Caixa com bolo e protesto


Crédito: SEEB/MT

Cuiabá MT - A Caixa Econômica Federal completa 157 anos, nesta sexta-feira, 12 de janeiro. Para comemorar o aniversário de fundação da Caixa, único banco do país totalmente público voltado ao atendimento da população em geral, o Sindicato dos Bancários realizará Ato Público com distribuição de bolo, na porta da Agência Paiaguás, Centro de Cuiabá, às 10h. 

De acordo com o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, o ato tem por objetivo chamar a atenção da população para a intenção de privatização da Caixa. “O governo Temer tem promovido um verdadeiro desmonte do banco. Fechamento de agências, extinção de departamentos, redução de funcionários, entre outras medidas”, explica. 

 “É por isso que convidamos toda a população a se engajar na luta em defesa da Caixa 100% pública. Não podemos permitir que um banco público, altamente lucrativo e fundamental para a promoção das políticas de Estado seja sucateado e vendido a preço de banana ao mercado financeiro”, alerta o presidente do Sindicato dos Bancários.

Fundação da Caixa  


A história do maior  banco 100% público do país, que começou com a poupança dos vinténs dos escravos na busca pela liberdade, suas cartas de alforria. O imperador Dom Pedro II, por decreto em 1861, criou  a Caixa, que é hoje o terceiro maior banco público da America latina. 

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas