Notícias

home » notícias

10 de Agosto de 2018 às 18:08

Bancários do Centro-Norte e de todo o país fazem protestos e paralisam agências no Dia do Basta

Categoria fez paralisações parciais e foi às ruas pressionar os banqueiros e protestar contra o desemprego, retirada de direitos e o desmonte das empresas públicas


Manifestação em Belém

Os bancários do Centro-Norte e de todo o país se uniram às demais categorias nas paralisações, panfletagens e manifestações do Dia do Basta, convocado pela CUT e demais centrais sindicais para esta sexta-feira 10, para pressionar os banqueiros a apresentar uma proposta decente na Campanha 2018 e denunciar os ataques do governo ilegítimo de Temer contra os direitos trabalhistas e sociais e defender a democracia, a soberania nacional e as conquistas da classe trabalhadora. Em várias cidades, agências bancárias tiveram as suas atividades paralisadas até às 12h.  

“Com esse dia de protesto os bancários e todos os trabalhadores mostraram mais uma vez que estão mobilizados para lutar por seus direitos e contra o retrocesso que o governo Temer está impondo a nós e ao país, com desemprego, reforma trabalhista, lei da terceirização, privatizações, entrega do patrimônio público e ataques à democracia”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN).

Veja aqui a galeria de fotos das atividades do Dia do Basta. E leia abaixo como foi o dia de protesto nas bases da Federação:

˃ No Dia do Basta bancários de Dourados retardam abertura de agências em 1 hora

˃ Em resposta à proposta ‘indecente’ da Fenaban, bancários fecham 18 agências em Rondônia

˃ Dia do Basta no Pará: categoria bancária, em Campanha Nalarial, presente na mobilização nacional

 A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) parabenizou o engajamento da categoria bancária nas mobilizações. “Quero parabenizar os bancários de todo Brasil pela massiva participação no dia do Basta! Por lutarem contra o desemprego, contra a retirada de direitos, contra o desmonte das empresas públicas, contra o aumento dos combustíveis e também pelo recado aos banqueiros que não aceitaremos nenhum direito a menos”, afirmou.

A data, que contou com a participação da Contraf-CUT, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), demais centrais sindicais e das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, foi marcada por atos e paralisações em protesto contra o desemprego, os preços abusivos do gás de cozinha e da gasolina, as privatizações e os retrocessos sociais e trabalhistas.  

Os bancários também pressionaram a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), por melhores propostas na negociação marcada para o próximo dia 17.  A Campanha Nacional dos Bancários 2018 reivindica a reposição da inflação para salários e demais verbas, e a garantias contra as novas formas de contratação precárias da reforma trabalhista.

De acordo com Juvandia Moreira, que também é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, o Dia do Basta faz parte do calendário da Campanha Nacional da categoria. “Esse dia de protestos nos prepara para negociação que vai acontecer no dia 17. O que os bancários disseram no Brasil todo nas assembleias, realizadas no dia 8, é que não vamos aceitar nenhum direito a menos e que queremos aumento real e melhorar a participação nos lucros e resultados.”

“Outra questão central é que os bancários não vão aceitar fechar um acordo sem garantia de que os trabalhadores não serão substituídos por trabalhadores terceirizados, por PJ e por trabalhador autônomo. Queremos que a Fenaban se comprometa com isso por escrito”, finalizou.

Saiba aqui como foram as manifestações e paralisações das demais categorias de trabalhadores.

Fonte: Fetec-CUT/CN, com Contraf-CUT

 


Notícias Relacionadas