Notícias

home » notícias

8 de Agosto de 2020 às 08:13

Bancários de Dourados e Região realizam atividade da Campanha 2020


Sob a coordenação do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região bancários e bancárias realizaram nesta quinta-feira (06/08) atividade para dar visibilidade a Campanha Nacional do Bancários que teve a Minuta de Reinvindicações dos bancários entregue à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) no dia 23 de julho e o início das negociações (clique aqui e veja) no dia 31 de julho.

A ação aconteceu com colagem de cartazes nas agências de toda a base territorial do sindicato, composta por 13 municípios, e teve a finalidade de esclarecer e informar à população sobre as atividades da Campanha Nacional dos Bancários 2020 e sobre as negociações com os bancos.

Respeito aos clientes e usuários dos bancos

Como em todas as campanhas salariais as negociações são entre trabalhadores e patrões, porém, no caso da categoria bancária, o movimento sindical sempre preza por dialogar também com os clientes e usuários dos bancos e a população em geral, vez que de acordo com o desenrolar das negociações, paralisações parciais ou mesmo a greve pode acontecer.

Segundo Carlos Longo, funcionário do Banco do Brasil e presidente do Sindicato, “o movimento sindical sempre busca o acordo através do diálogo na negociação, seja na mesa única com a Fenaban ou nas discussões específicas com a CAIXA e BB, no entanto o entendimento não depende apenas da vontade da categoria e quando há intransigência das instituições financeiras, somos obrigados a lançar mão de protestos, paralisações e, inclusive, da greve geral, se for o caso”.

“Neste sentido manter os clientes e usuários dos bancos, assim como toda a sociedade informada é papel não só do movimento sindical, mas também dos bancos, através de suas administrações locais nas agências, visto que é uma questão até de respeito para que estes não sejam surpreendidos, caso uma paralisação parcial ou até mesmo uma greve venha a acontecer durante o processo negocial”, explica Longo.

Em tempos de prevenção atividade foi feita a noite

Em razão da pandemia do novo coronavírus a direção do sindicato optou por realizar a atividade no final da tarde e início da noite, para não provocar aglomeração, evitando assim a possibilidade de contaminação dos envolvidos na colagem dos cartazes, assim como da própria categoria e dos clientes e usuários dos bancos. 

Mobilização da categoria    

A campanha dos bancários em todo o país tem se caracterizado pela luta em defesa dos direitos da categoria. As atividades além de informar a sociedade tem por objetivo chamar a atenção dos bancários sobre a atual conjuntura e reforçar a importância da mobilização e da adesão de todos para garantir as conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos acordos aditivos.

Neste sentido, lembramos que “benefícios” garantidos na nossa CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), como tíquetes alimentação e refeição, plano de saúde, participação nos lucros e resultados, entre muitos outros, nunca foram benesses das instituições financeiras. Tudo foi conquistado através de décadas de luta com muito suor, lágrimas e, até sangue, inclusive de muitos companheiros e companheiras que nem entre nós estão mais.

Neste sentido é de fundamental importância termos a consciência que neste período precisamos da união de todos e contamos com a força da categoria remando na mesma direção.

A Campanha é Nacional e dos Bancários e das Bancárias, não do sindicato!

Confira alguma das agências em que foram feito a colagem

 

 


Notícias Relacionadas