Notícias

home » notícias

22 de Agosto de 2016 às 07:53

Bancário demitido durante afastamento pelo INSS receberá R$ 100 mil do Itaú


Crédito: SEEB/BSB
Constantemente os dirigentes realizam atos em protestos contra demissões

Brasília - Decisão da 13ª Vara do Trabalho de Brasília condenou o banco Itaú ao pagamento de R$ 100 mil por danos morais a um bancário demitido doente e afastado pelo INSS. Na sentença, o juiz reconheceu também a ausência de justa causa, convertendo a rescisão para a modalidade de demissão sem justa causa. O caso é conduzido por LBS Advogados, através do Sindicato dos Bancários de Brasília.

No julgado, destacou-se a arbitrariedade do banco ao realizar o desligamento do autor em estado de extrema vulnerabilidade, com tratamento médico em curso, além de contar com o reconhecimento do INSS de que a doença estava relacionada às atividades laborais.

Em sua defesa, o Itaú alegou que o obreiro teria abandonado o trabalho. Todavia, o argumento do banco foi desconstituído no processo, pois ficou demonstrado que, na realidade, o bancário estava afastado pelo INSS, de modo que não poderia ser dispensado, inclusive por ser detentor de estabilidade no emprego (12 meses após a alta previdenciária).

A decisão ainda comporta recursos, inclusive da parte do empregado que pretende sua reintegração ao emprego. De toda sorte, trata-se de vitória importante que significa reação não apenas do reclamante prejudicado, mas também da categoria como um todo, deixando claro aos empregadores que arbitrariedades tais quais demissões ilegais e assédio moral institucionalizado não serão admitidas. Processo número 895-93.2015.5.10.0013 .

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas