Notícias

home » notícias

7 de Junho de 2018 às 16:50

Após decisão autoritária do BB, Sindicato promove ato em defesa dos bancários do Cenop


Crédito: SEEB/BSB

Brasília - 24 horas. Esse foi o prazo dado pelo Banco do Brasil para que 36 assistentes operacionais do Centro de Apoio aos Negócios e Operações de Logística (Cenop) aderissem à jornada de 6h. Em resposta à medida intransigente do banco, o Sindicato realizou, nesta quarta-feira (6), um ato em frente à unidade.

A atividade, que contou com a participação expressiva dos bancários e bancárias, orientou os trabalhadores sobre o que pode ser feito e denunciou a incoerência do banco em forçar a adesão à jornada de 8h para 6h. Os diretores do Sindicato reforçaram que o BB está descumprindo o plano de funções de 2013.

“A medida hostil causa mal estar nos trabalhadores e é uma contradição do ponto de vista da gestão de pessoas, já que o banco vem estimulando a construção do clima organizacional com interesse de dizer que aqui é o melhor lugar para trabalhar. Ao mesmo tempo em que estabelece esse tipo de ação, que fere todos os preceitos que o banco vem construindo da perspectiva na competência negocial com os trabalhadores, fecha as possibilidades de uma negociação”, destaca o diretor do Sindicato e bancário do BB, Kleytton Moraes.

Para Maria José Furtado, a Zezé, “é um absurdo que o banco force os bancários a decidirem sobre algo que impacta toda a vida profissional em apenas um dia. A jornada de 6h é uma luta histórica e antiga do Sindicato e dos trabalhadores bancários, mas sempre frisamos que não pode haver redução salarial, que é o que está colocado”.

Orientações

A assessoria jurídica do Sindicato, prestada por LBS Advogados, orienta que os 36 bancários e bancárias atingidos pela medida do banco assinem a migração para a jornada de 6h, uma vez que a entidade vai comunicar o juiz sobre a execução, pleiteando a não redução da remuneração. É necessário que cada trabalhador procure o Sindicato para entrar de imediato com a execução na ação coletiva.

Para agendar atendimento jurídico, basta entrar em contato pela Central de Atendimento do Sindicato pelo 3262-9090 ou pelo [email protected].


Joanna Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas