Notícias

home » notícias

22 de Janeiro de 2020 às 06:21

Apesar de não ser investigado nem indiciado, Glenn é denunciado pelo MPF


CUT Nacional

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta terça-feira (21) sete pessoas, entre elas o jornalista Glenn Greenwald, um dos fundadores do site The Intercept, por invasão de celulares de autoridades brasileiras.

Para o MPF, embora Greenwald não seja investigado nem indiciado pela Polícia Federal, ficou comprovado que ele auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante o período das invasões de celulares de autoridades como o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o coordenador da operação Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

A denúncia contra Greenwald, assinada pelo procurador da República Wellington Divino de Oliveira, ocorrida no âmbito da Operação Spoofing, foi apresentada apesar de o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter proibido investigações sobre o jornalista, em agosto passado, para não ferir a liberdade de imprensa.

O MPF acusa o grupo de organização criminosa que praticava crimes cibernéticos por meio de três frentes: fraudes bancárias, invasão de dispositivos informáticos (por exemplo, celulares) e lavagem de dinheiro. A denúncia não detalha os crimes de fraudes bancárias. Com exceção de Greenwald, todos os outros denunciados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro. Confira aqui a íntegra da denúncia.

Glenn diz que denúncia é retaliação 

Em nota enviada à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Glenn Greenwald classificou a denúncia do MPF como  mais uma tentativa de acabar com a imprensa livre no país. Para ele, é uma retaliação pelo que o Intercept já divulgou.

É uma tentativa óbvia de atacar a imprensa livre em retaliação pelas revelações que relatamos sobre o ministro Moro e o governo Bolsonaro- Glenn Greenwald

Ele também disse que não fica intimidado com a denúncia e que continuará fazendo seu trabalho. "Não seremos intimidados por essas tentativas tirânicas de silenciar jornalistas. Estou trabalhando agora com novos relatórios e continuarei a fazer meu trabalho jornalístico. Muitos brasileiros corajosos sacrificaram sua liberdade e até sua vida pela democracia brasileira, e sinto a obrigação de continuar esse nobre trabalho".

"Não fiz nada além do meu trabalho como jornalista, eticamente e dentro da lei", completou. No Twitter, Glenn disse que a denúncia do MPF é um ataque a liberdade de imprensa, o STF, as conclusões da PF e a democracia brasileira. 

Glenn Greenwald
 
@ggreenwald
 
 

Sobre a notícia da denúncia do MPF: é um ataque a liberdade de imprensa, o STF, as conclusões da PF e a democracia brasileira.

Nos vamos defender uma imprensa livre. Não seremos intimidados pelo abuso do aparato do estado nem pelo governo Bolsonaro.

 
Vídeo incorporado
 
6.457 pessoas estão falando sobre isso
 
 

Vaza Jato

O The Intercept vem publicando desde 9 de junho uma série de reportagens denominadas ‘Vaza Jato’ revelando troca de mensagens entre Moro, Dallagnol e outros procuradores, que mostram que eles combinavam as ações da Operação Lava Jato.

Em parceria com o site, o UOL, a Folha de S. Paulo, o blogueiro do UOL Reinaldo Azevedo, o site do jornal espanhol El País no Brasil, o BuzzFeed e a revista Veja também publicaram conversas que teriam origem no Telegram.

Os diálogos indicam uma troca de informações sobre ações da Lava Jato e sugerem que Moro pode ter interferido na atuação da Procuradoria. Na época das conversas, Moro era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos ligados à operação.

Lula e a parcialidade de Moro

Uma das principais reclamações da defesa do ex-presidente Lula é contra a parcialidade de Moro, que julgou e condenou o ex-presidente apesar de não apresentar provas nem comprovar crime no caso do tríplex do Guarujá, que nunca pertenceu a Lula. 

Segundo o Código de Processo Penal, “o juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes” se “tiver aconselhado qualquer das partes”. Afirma ainda que sentenças proferidas por juízes suspeitos podem ser anuladas.

Já o Código de Ética da Magistratura afirma que "o magistrado imparcial” é aquele que mantém “ao longo de todo o processo uma distância equivalente das partes e evita todo o tipo de comportamento que possa refletir favoritismo, predisposição ou preconceito".


Notícias Relacionadas