Notícias

home » notícias

12 de Janeiro de 2017 às 06:19

Aniversário da Caixa: Terá bolo e Protesto em Mato Grosso


Cuiabá MT - Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal completa 156 anos de fundação. Os trabalhadores da empresa para comemorar realizarão um Dia Nacional de Luta por melhores condições de trabalho e em defesa do banco 100% público. A mobilização em Cuiabá, capital de Mato Grosso, começará às 10h, na porta da Agência Paiaguas, localizada na Rua Barão de Melgaço, Centro. 

O Dia Nacional de Luta foi definido, no dia 20 de dezembro do ano passado, pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa). De acordo com as informações do secretário de finanças do Seeb/MT e empregado da Caixa, John Gordon, além de cobrar melhorias de condições de trabalho, o protesto visa o fim dos descomissionamentos arbitrários, do caixa-minuto e a retomada das contratações. 

 “Temos que comemorar os 156 anos de fundação da Caixa, mas precisamos nos mobilizar em defesa da Caixa 100% pública, que tem um papel social relevante para o desenvolvimento do Brasil. E, precisamos, também nos mobilizar para garantir melhores condições de trabalho  e dos nossos direitos”, destaca John Gordon.

Para o diretor regional do Seeb/MT e empregado da Caixa, Luiz Edwiges, o Dia de Luta também será importante para marcar a posição dos trabalhadores contra o Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) e de Demissão Voluntária (PDV) já admitida pelo presidente do banco, Gilberto Occhi, mas até o momento sem dialogar com a categoria. “Governo quer promover os desligamentos de 10 mil empregados, porém sem o compromisso de chamar os aprovados no concurso de 2014, que aguardam para serem empossados”, afirma. 

Ele lembra que a Caixa vem descumprindo o acordo aditivo de 2014, que previa a convocação de mais empregados em dezembro de 2015. "A situação de lá pra cá piorou, pois na prática, promoveu  um Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA), inaugurou novas agências, sem nomear mais concursados para repor o quadro funcional", explica, afirmando que a situação nas agências tem levado os empregados ao adoecimento e a inúmeras reclamações da população. 

Em todo o Brasil, o quadro é ainda mais grave. Pois, com a saída de mais de 3 mil bancários que aderiram ao PAA, o  quadro de pessoal que era de 101 mil no início do ano de 2015, hoje, não chega a 95 mil. Em contrapartida, o número de correntistas cresceu, ultrapassando os 80 milhões em todo o país.

Negociação

A mobilização será anterior à reunião entre a CEE/Caixa e os negociadores da empresa, que deve ocorrer no final de janeiro, na qual serão apresentados os resultados das discussões dos GTs que tratam dos dois assuntos relacionados à RH 184. 

A continuidade da reestruturação, o fechamento de agências ditas deficitárias pela lógica exclusiva dos mercados, as agências digitais e a rede de operações são partes da estratégia para desmonte do papel social da Caixa, assim como sua venda fatiada e a ameaça ao monopólio na gestão do FGTS, entre outros, são alguns dos 12 pontos do documento, apresentado pela  Comissão Executiva dos Empregados da Caixa para serem debatidos na reunião. 

Fonte: SEEB/Mato Grosso - Da redação


Notícias Relacionadas