Notícias

home » notícias

22 de Junho de 2017 às 09:05

9º Encontro do Banpará define estratégias para Campanha Nacional


Os bancários e bancárias do Banpará tiveram um longo dia de debates e planejamentos de estratégias de luta no último sábado (17), na sede do Sindicato dos Bancários, onde participaram da 12ª Conferência Estadual da categoria pela parte da manhã, e do 9º Encontro do Banpará no período vespertino.

Temas como Reestruturação, PCS, Cafbep, Ponto Eletrônico, Plano de Saúde Médico e Odontológico, melhoria das condições de trabalho e de segurança, melhorias no sistema tecnológico, estiveram no centro do debate sobre questões específicas do funcionalismo do Banpará para a Campanha Nacional desse ano.

Outro assunto que gerou grande discussão durante o Encontro do Banpará foi o Comitê Disciplinar e a política de demissões sumárias dentro da empresa, que estão em curso sem levar em consideração o que tem sido debatido dentro do referido comitê.

“Nosso encontro foi marcado pela construção de um debate franco sobre a necessidade de estarmos mobilizados para enfrentar os desafios da conjuntura, tanto no que diz respeito ao combate ao golpe contra a classe trabalhadora; quanto no que diz respeito ao enfrentamento a uma série de arbitrariedades que estão colocadas em prática no Banpará e que precisam de uma resposta altiva por parte da nossa categoria. Saímos desse evento com a certeza de que saberemos enfrentar todos esses desafios com muita unidade, mobilização e disposição para lutar em defesa dos nossos direitos”, avalia a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Odinea Gonçalves.

Entrega da minuta e calendário de lutas

O dia 22 de junho foi aprovado como data provável para a entrega da minuta de reivindicações do funcionalismo do Banpará para a Campanha Nacional 2017.

Além disso, as entidades representativas do funcionalismo deverão se reunir para apresentar um calendário de mobilizações no Banpará, que deverá ser colocado em prática entre os meses de agosto e setembro.

Um dos encaminhamentos nesse sentido é a realização de reuniões regionais com o funcionalismo do Banpará no mês de agosto, as quais serão sediadas nas subsedes do Sindicato em Santarém e Marabá e terão o objetivo de ampliar o debate e a mobilização dos bancários e bancárias da instituição para a Campanha Nacional 2017.

“Apesar do nosso acordo vigente ser bi-anual, aprovamos no encerramento da greve do ano passado a construção de uma mesa permanente para tratar sobre assuntos específicos do funcionalismo do Banpará. Nesse sentido, nosso encontro definiu eixos estratégicos para serem pautados nessa mesa permanente, onde esperamos obter avanços em diversos assuntos, sobretudo no que diz respeito à política de reestruturação do banco, o respeito ao Comitê Disciplinar, ao GT-PCS e demais fóruns em que o funcionalismo elege seus representes, dentre outras bandeiras de luta da categoria bancária no Banpará”, afirma a diretora do Sindicato e funcionária do Banpará, Érica Fabíola.

Greve Geral

O encontro do Banpará também definiu como prioridade o fortalecimento da Greve Geral convocada pela CUT e demais centrais sindicais para o final do mês de junho. Para isso, reforçaram a convocação do funcionalismo do banco para participar da assembleia geral da categoria que irá tratar especificamente sobre esse assunto no próximo dia 22/06 (quinta-feira), às 19 horas, na sede do Sindicato dos Bancários.

“A defesa dos bancos públicos, o combate às reformas trabalhista e previdenciária, o Fora Temer e a convocação de Eleições Diretas Já formam o eixo central dessa nova greve geral. O momento exige da categoria bancária muito engajamento e disposição para defender a democracia e os direitos trabalhistas que conquistamos historicamente com muita luta. Por isso, a participação do funcionalismo do Banpará nessa greve geral será de extrema importância para a vitória coletiva da classe trabalhadora brasileira”, argumenta a do Sindicato, da CUT Pará e funcionária do Banpará, Vera Paoloni.

Fonte: Bancários PA

 


Notícias Relacionadas