Notícias

home » notícias

6 de Março de 2018 às 18:10

8 de março é dia de luta das mulheres contra a violência, por igualdade de direitos e pela democracia

‘As mulheres estão sendo as principais vítimas da política neoliberal do governo ilegítimo de Temer. Temos de reagir nas ruas’, diz secretária da Mulher da Fetec-CUT/CN


Apesar dos avanços notáveis das últimas décadas graças à sua capacidade de luta, as mulheres continuam sendo vítimas de discriminações e violência em todos os campos: assédio sexual, machismo e feminicídio na sociedade, remuneração inferior e barreiras à ascensão profissional no trabalho, sobrecarga de tarefas na família e vítimas de violência doméstica. As mulheres foram também as que mais perderam direitos com as reformas neoliberais do governo ilegítimo de Temer.

“Por isso é hora de dar um grito de basta. Vamos às ruas em todo o país nesse 8 de março denunciar essas injustiças. Transformemos o Dia Internacional da Mulher num dia de reflexão e ação para potencializar nossas forças com o objetivo de aumentar a resistência e a luta contra a violência de gênero e pela igualdade plena de direitos para as mulheres”, afirma Cida Sousa, secretária da Mulher da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

“Além dessas discriminações históricas, as mulheres brasileiras estão sendo as principais vítimas da política neoliberal de um governo não eleito formado por homens brancos, machistas e corruptos, que chegaram ao poder derrubando com um golpe uma mulher honesta, que sempre lutou por nossos direitos. Entre os retrocessos, estão o fim da proibição de mulheres grávidas trabalharem em locais insalubres e a intenção de aumentar o tempo laboral antes da aposentadoria. Por isso nossa luta também é contra esse governo ilegítimo, contra as perdas de direitos e pela volta da democracia”, acrescenta Cida Sousa.

A CUT e diversos movimentos de mulheres, feministas e populares estão organizando neste 8 de março, na maioria dos Estados e nas principais cidades do país, uma Jornada de Luta das Mulheres em Defesa da Democracia e dos Direitos. Confira a programação.

E veja aqui por que o 8 de março é o Dia Internacional das Mulheres.

 

Leia também:

Pesquisa Contraf/Dieese aponta discriminação contra as mulheres no sistema financeiro

Mulheres trabalhadoras foram as maiores vítimas do golpe, diz filósofa Marcia Tiburi

 

Bancárias levarão 88 anos para igualar remuneração dos homens

Segundo a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho, as mulheres formam 49,2% dos trabalhadores do sistema financeiro nacional e são mais escolarizadas que os homens. Mas elas ganham menos que os homens nos bancos.

A pesquisa que a Contraf-CUT faz em parceria com o Dieese com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho) mostra que as mulheres já entram nos bancos ganhando o equivalente a 71,9% da remuneração masculina. E quando saem das empresas financeiras, o salário médio feminino significa 76,9% da remuneração dos homens.

“Isso mostra que a discriminação já existe na porta de entrada e continua durante o tempo laboral. O salário mais baixo é reflexo direto dos obstáculos impostos à ascensão profissional das mulheres dentro dos bancos”, denuncia a secretária da Mulher da Fetec-CUT/CN.

Os dois Censos da Diversidade da categoria bancária, realizados em 2008 e 2013 como resultado da conquista das mulheres nas negociações com a Fenaban, mostram que nesse período houve uma redução de 1,5 ponto percentual na diferença de remuneração entre homens e mulheres. O que significa que, nesse ritmo, as mulheres alcançarão a igualdade salarial com os homens nos bancos daqui a 88 anos.

 

As conquistas das bancárias

Até meados da década de 1960, o sistema financeiro era um território exclusivamente masculino. Foi somente a partir daí que as mulheres começaram a ser contratadas pelos bancos, primeiro no antigo Banespa e depois no Banco do Brasil.

Em 1997, foi realizado no Rio de Janeiro o 1º Encontro de Mulheres Bancárias, quando foi criada a CGROS (Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual) da então Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT).

Em 1998 o movimento sindical bancário incluiu pela primeira vez na pauta de reivindicações cláusulas para combater as discriminações nos locais de trabalho contra mulheres – e também contra negros, pessoas com deficiência e homoafetivos –, que acabou se tornando um dos eixos da campanha. 

Mas durante muito tempo os bancos negaram a existência de discriminação nas empresas, mesmo depois que a CNB-CUT publicou em 2001 o estudo Os Rostos dos Bancários, em parceria com o Dieese, mostrando que havia preconceitos nas instituições financeiras.

A partir daí, as mulheres bancárias conquistaram grandes avanços, entre eles a criação da mesa temática sobre igualdade de oportunidade com a Fenaban, os Mapas da Diversidade de 2008 e 2014 (confirmando que há discriminação contra mulheres e negros nos bancos), o auxílio-maternidade de 180 dias e a publicação de várias cartilhas de combate aos preconceitos, entre elas “Prevenção e combate ao assédio sexual” e “Relações compartilhadas”.

A Mesa Temática sobre Igualdade de Oportunidades foi incluída na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e continua ativa, embora com poucos avanços nos últimos anos. “Como vimos, foi somente com mobilização e com luta que as mulheres trabalhadoras tiveram conquistas ao longo da história. Os avanços foram importantes, mas há ainda um longo caminho a percorrer na busca de igualdade plena das mulheres”, conclui Cida Sousa.


Fonte: Fetec-CUT/CN

 


Notícias Relacionadas