Notícias

home » notícias

27 de Março de 2014 às 15:42

27/03/2014 - SEEB-Brasília participa da posse dos eleitos no Conselho de Administração da Caixa


CAIXACONSELHO-selo-bancariosdf(Brasília) - Os representantes eleitos pelos empregados ao Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal foram empossados nesta quarta-feira (26), em Brasília. Na avaliação do Sindicato dos Bancários de Brasília, que participou da cerimônia, a posse de Fernando Neiva (titular) e Maria Rita Serrano (suplente) significa para os trabalhadores da empresa uma conquista histórica, fruto da luta incansável das entidades sindicais.

"Nesses três anos vamos representar os empregados da Caixa com firmeza, responsabilidade e transparência. Mostrar que estamos fazendo a defesa deles. Nosso intuito é fortalecer cada vez mais essa empresa e buscar a valorização dos seus trabalhadores", ressaltou Neiva. Segundo ele, agora, a luta é para que os avanços não parem. Ele disse que um dos próximos passos é derrubar a regra que impede que os conselheiros eleitos atuem nas questões trabalhistas.

Rita Serrano agradeceu o apoio das entidades sindicais, do movimento associativo e dos empregados da Caixa que compreenderam a importância do processo eleitoral. "Hoje estamos comemorando algo que há muitos anos era reivindicado pelos trabalhadores e o movimento sindical. Queremos ouvir os trabalhadores e suas demandas", enfatizou.

A posse dos conselheiros eleitos contou com a presença do presidente do Conselho, o ministro dos Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira; o presidente da Caixa, Jorge Hereda; e o vice-presidente de Pessoas, Sergio Pinheiro

Também participaram o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro, o secretário de Organização da CUT, Jacy Afonso, o presidente da Fenae, Pedro Eugenio Leite, o vice-presidente da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Jair Pedro Ferreira, a diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus, e o diretor eleito de Benefícios da Funcef, José Carlos Alonso.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, também esteve na posse. “É uma vitória a conquista de espaço para que representantes escolhidos pelos trabalhadores integrarem o Conselho de Administração da Caixa. O próximo passo é avançar para que esses conselheiros participem das decisões que envolvem os trabalhadores”, destacou.

Secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa, falou sobre a necessidade de os conselheiros eleitos terem poder de decisão. “Apesar da importante vitória, a legislação ainda limita que os eleitos apenas opinem nas questões relacionados aos trabalhadores. Essa situação deve ser corrigida para que os empregados tenham poder de decisão”, afirmou.

O presidente da Caixa disse durante a posse que é motivo de orgulho poder cumprir na sua gestão o compromisso assumido pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma Rousseff de assegurar a participação dos trabalhadores no órgão máximo de decisão do banco. "Vamos contar com a visão dos empregados no Conselho de Administração", garantiu Hereda.

Gestão mais participativa

A eleição para escolha do conselheiro representante está prevista na lei 12.353, de 28 de dezembro de 2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e regulamentada pela presidenta Dilma Rousseff. A medida dispõe sobre a participação dos trabalhadores em órgãos de administração das empresas públicas ou sociedades de economia mista controladas pela União, direta ou indiretamente.

A conquista dos trabalhadores foi enaltecida também pelo presidente da Contraf-CUT. "A representação visa assegurar uma gestão mais participava e a busca pela valorização dos trabalhadores", disse Carlos Cordeiro.

Fernando Neiva e Rita Serrano foram eleitos em segundo turno no início de dezembro de 2013. 

A posse dependia de alteração do artigo do Estatuto que restringia a participação de todos os empregados no processo de gestão, ao estabelecer que somente podiam integrar o Conselho de Administração os empregados que já haviam ocupado cargos gerenciais ou relevantes em órgãos ou entidades da administração pública por no mínimo dois anos. A mudança no texto só ocorreu no final de fevereiro.

Logo após a posse, os conselheiros representantes já participaram de uma reunião do Conselho de Administração.

Da Redação, com informações da Contraf-CUT e Fenae

Notícias Relacionadas