Notícias

home » notícias

24 de Abril de 2014 às 23:00

25/04/2014 - Petroleiros rebatem ataques e intensificam luta em defesa da Petrobrás


Crédito: FUP 
FUP
Mobilização contra campanha de desmoralização da empresa em Brasília

Petroleiros de vários Estados do país participaram na tarde de quarta-feira (23), em Brasília, de mais uma manifestação contra a campanha de desmoralização da Petrobrás que tem sido promovida diuturnamente pelos veículos de comunicação e pelos partidos de oposição ao governo. 

O ato foi realizado no Anexo III da Câmara dos Deputados Federais, onde estudantes e movimentos sociais somaram-se à FUP e aos seus sindicatos em defesa da soberania e por uma Petrobrás pública e estatal, comprometida com os interesses nacionais.

Acesso e trânsito dos parlamentares, o hall da Taquigrafia foi o local escolhido para o ato, onde petroleiros, camponeses e estudantes gritavam palavras de ordens, com faixas e cartazes contra a tentativa de privatização da Petrobrás. 

Estavam lá, dirigentes e militantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), do MCP (Movimento Camponês Popular), do MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), da UNE (União Nacional dos Estudantes), da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e da FENETEC (Federação Nacional dos Estudantes de Escolas Técnicas).

Deputados federais das bancadas do PT e do PCdoB discursaram ao lado dos dirigentes sindicais e dos movimentos estudantis e sociais, criticando o partidarismo da mídia e os interesses eleitoreiros e econômicos que movem os que defendem a CPI da Petrobrás. 

O coordenador da FUP, João Antônio de Moraes, propôs a criação de um Comitê Popular em Defesa da Petrobrás, para atuar em conjunto com as Frentes Parlamentares, entidades sindicais, organizações sociais e partidos políticos.

Moraes mandou um recado aos parlamentares e à mídia. "Entreguistas e lacaios do capital privado, tirem suas garras da Petrobrás. Assim como já fizemos em tantos outros momentos da nossa história, os trabalhadores do campo e da cidade, junto com os estudantes, ocuparão as ruas e praças desse país para defender o patrimônio do povo brasileiro".

"Estamos vivendo uma disputa de classe, pois estamos diante de dois projetos de país: os que defendem o Brasil e os que querem entregar o nosso país", ressaltou o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Mobilização

Reunido em Brasília nesta quarta-feira, o Conselho Deliberativo da FUP reafirmou a importância de os petroleiros continuarem na linha de frente em defesa da Petrobrás, bem como do projeto de lei dos trabalhadores e movimentos sociais para que o petróleo seja um bem 100% controlado pelo Estado e com destinaᄃão social.

As direções sindicais destacaram que a FUP deve ter firmeza nessa disputa, motivada por interesses eleitoreiros, mas também econômicos, principalmente daqueles que estão de olho no pré-sal, já que a Petrobrás é a operadora única.

O Conselho Deliberativo discutiu uma agenda ampla, nacional e regional, com atos e manifestações pelo país afora, envolvendo os trabalhadores do Sistema Petrobrás, as centrais sindicais, os movimentos sociais e a população.

Agenda de luta

23 de abril - lançamento em Brasília do Comitê Popular em Defesa da Petrobrás (já realizado)

28 de abril - ato em Salvador, em frente ao Edifício Sede da Petrobrás (Ediba)

15 de maio - ato no Rio de Janeiro, em frente ao Edifício Sede da Petrobrás (Edise)

21 de maio - ato em São Paulo, em frente ao Edifício Sede da Petrobrás (Edisp)


Fonte: FUP

Notícias Relacionadas