Notícias

home » notícias

24 de Outubro de 2013 às 14:47

24/10/2013 - Funcionários do Banco da Amazônia de Brasília aprovam proposta em assembleia


 

basa

Assembleia aprova proposta em Brasília 


(Brasília) - Trabalhadores do Banco da Amazônia (Basa) de Brasília participaram ativamente da Campanha Nacional 2013 com uma greve que durou 34 dias e arrancaram acordo com avanços, que foi aprovado em assembleia nesta quinta-feira (24).

O Basa usou como parâmetro o reajuste da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) assinada pela Contraf-CUT, federações e sindicatos com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A proposta aprovada prevê reajuste de 8% nas verbas salariais e de 8,5% no piso de ingresso (TB1), sendo 8% na tabela do PCS e 0,5% sem reflexo na tabela, além do pagamento do vale-cultura no valor de R$ 50,00 mensais para empregados que recebam até 5 salários mínimos por mês. O crédito do benefício será concedido mediante cartão eletrônico, cujo fornecedor será contratado por meio de licitação.

O banco ofereceu ainda um adiantamento de R$ 500,00 a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o qual poderá ser descontado no fechamento do balanço, caso o banco não atinja sua previsão de lucro, o que implicaria no não pagamento da PLR referente a 2013.

“A greve foi histórica em Brasília, contando com a participação maciça dos bancários na luta por melhores condições de trabalho e por valorização. A proposta teve vários avanços apesar de não ser a ideal, já que ainda está incerta a questão do recebimento da PLR. Lembramos que nossa mobilização deve ser contínua para melhorarmos os pontos que são importantes para os bancários do Basa, como a luta contra o assédio moral”, destaca Paulo Frazão, diretor do Sindicato.

Funcionária do Basa há 37 anos, Erondina Moura participou da assembleia de aprovação da proposta e destacou a importância da união dos bancários durante a greve deste ano. “Realmente foi um período de mobilização em que pudemos mostrar nossa indignação diante de retaliações e mudanças arbitrárias que estão ocorrendo. O nosso sentimento por mudança trouxe unidade na luta para conseguirmos ganhos que serão incorporados na nossa remuneração e em outros itens relevantes”, afirma.

Dias parados


A compensação dos dias de greve será de no máximo uma hora por dia, até o dia 15 de dezembro. Se houver saldo não compensado, ele será anistiado. A reposição das horas da greve deve ser negociada de acordo com a disponibilidade do bancário.

Vale-cultura

O vale-cultura é um programa do governo federal que concede o benefício mensalmente para ser usado em atividades artísticas, como ingressos para cinema e shows, compra de livros, entre outras opções. O valor é cumulativo.

Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas