Notícias

home » notícias

21 de Julho de 2014 às 23:00

24/07/2014 - Contraf promove oficina de trabalho sobre texto da NR-1 do MTE


A Contraf-CUT realiza no próximo dia 24, às 10h, na sede da entidade, no centro de São Paulo, uma oficina sobre a Norma Regulamentadora 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que dispõe sobre prevenção em segurança e saúde no trabalho. 

A oficina, que contará com participação de dirigentes de sindicatos e federações de bancários de todo país, será coordenada pela Secretaria de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, com o objetivo de discutir e apresentar o texto base da NR-1, que está em consulta pública até o dia 26 de setembro.

Os requisitos mínimos para prevenção em saúde e segurança no local de trabalho são estabelecidos nessa norma regulamentadora. Segundo o MTE, a meta do novo texto é eliminar e reduzir os riscos à saúde, além de manter a integridade física e moral dos trabalhadores.

Clique aqui para acessar o texto base da NR-1.

Para o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale, é preciso garantir a participação dos trabalhadores não só na construção da nova NR-1, mas também na aplicação e cumprimento da norma dentro dos locais de trabalho.

"O próprio Ministério do Trabalho e Emprego já informou que a NR-1 é a norma das normas e que englobará o conteúdo de outras normas regulamentadoras. A participação dos dirigentes sindicais, principalmente aqueles que atuam na área de saúde do trabalhador, é de fundamental importância. Precisamos fazer com que a NR-1 disponha sobre reabilitação profissional e organização do trabalho, assim como outros temas e problemas que afetam os bancários diariamente", destaca Walcir.

Durante a oficina, os bancários também definirão as sugestões ao texto de alteração da NR-1, que serão encaminhadas pela Contraf-CUT ao MTE. A assessora jurídica da Contraf-CUT, Maria Leonor Poço, também analisará o texto no encontro. 

"O novo texto da NR-1 apresentado ainda deixa a desejar em muitos pontos, como a falta de sintonia com o que estabelecem as convenções do OIT, de inclusão dos trabalhadores nas discussões de segurança e saúde do trabalhador", explica Walcir. 

Após a consulta pública, o texto final será analisado pelo Grupo de Trabalho Tripartite (GTT)do MTE, integrado pelo governo, empregadores e trabalhadores. 

Adoecimento da categoria

Assédio moral, metas abusivas, rotina estressante. São inúmeros problemas que afetam em cheio a saúde dos bancários. Em 2013, foram 18.671 afastamentos por problemas de saúde. 

Do total de auxílios-doença acidentários concedidos pelo INSS, 52,7% tiveram como causas principais os transtornos mentais e as doenças do sistema nervoso, que já ultrapassaram os casos de LER/Dort entre a categoria.

"Os bancários sofrem as consequências de um ambiente de trabalho nocivo e adoecedor. Os bancos falam tanto em equipe, mas a cobrança é individualizada, o que gera tensão e sofrimento mental para o trabalhador. Precisamos mudar este quadro", finaliza Walcir. 


Fonte: Contraf-CUT

Notícias Relacionadas