Notícias

home » notícias

22 de Julho de 2014 às 11:18

22/07/2014 - Rafael Matos, Caref do BB, ouve funcionários durante reunião no Seeb/Dourados-MS


Dourados/MS - O representante eleito pelos funcionários para o Conselho de Administração (Caref) do Banco do Brasil, Rafael Matos (foto ao lado de Carlos Longo), esteve em Dourados, nesta segunda-feira (21) a convite do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região onde se reuniu com os funcionários da instituição no início da noite na sede da entidade.

O objetivo da visita é verificar, no dia a dia, os principais problemas que os trabalhadores do banco vêm enfrentando e, a partir desses elementos, em conjunto com a Contraf-CUT, federações e sindicatos, pautar a discussão sobre mudanças e melhorias nas reuniões do Conselho de Administração do BB.

Rafael foi eleito pelo voto direto dos funcionários, tomou posse em outubro de 2013 e atualmente está lotado na Diretoria de Clientes do BB, na capital paulista.

Segundo Rafael, “Minha eleição como representante dos funcionários no Caref representa um projeto coletivo e não apenas de uma pessoa, por isso vou estar sempre muito próximo dos funcionários e dos sindicatos durante o meu mandato. Dialogar com os funcionários e verificar as reais condições de trabalho são fundamentais para subsidiar minha intervenção, levando as reivindicações dos trabalhadores para a pauta do Conselho de Administração do Banco"

Segundo o conselheiro eleito, que desde a posse já participou de quatro reuniões do Conselho de Administração, nas visitas que têm feito, em várias agências ficou constatada a sobrecarga de trabalho e evidenciou-se a necessidade de o BB cumprir urgentemente a cláusula 50ª do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, onde o banco se compromete a contratar 3 mil funcionários até 31 de agosto deste ano.

Entre as propostas para aumentar a proximidade e a interlocução com os funcionᄀrios do BB, além das visitas mensais em locais de trabalho em todo país, o representante dos funcionários anunciou a criação de um site, com informações sobre a atuação no Caref, que segundo ele já estará à disposição dos trabalhadores a partir desta terça-feira, 22/07.

Para Carlos Longo, diretor do sindicato e funcionário do BB - "Os bancários e os sindicatos lutaram muito desde 1999 (quando o governo FHC/PSDB extinguiu o direito) para voltar a eleger um trabalhador ao Conselho de Administração”.

“Nós temos que valorizar cada espaço, onde os trabalhadores conquistam o direito de eleger alguém como nós mesmos como representante”. Com essas palavras Carlos Longo agradeceu a presença de Rafael Matos em Dourados e a participação dos bancários de Dourados e da Região que estiveram na entidade para dialogar com o representante eleito pelos próprios funcionários.

A grande maioria das entidades sindicais de todo o país, entre elas o Sindicato de Dourados, apoiaram a candidatura do companheiro Rafael Matos, que se colocou a disposição dos companheiros durante todo o seu mandato, dizendo que está a disposição para receber e encaminhar as reivindicações dos bancários do Banco do Brasil. “O Caref é a voz dos funcionários no Conselho de administração do Banco”. Finalizou Rafael.

Ponta Porã: Aproveitando sua estada no Mato Grosso do Sul, Rafael Matos, acompanhado dos diretores do Sindicato, Carlos Longo, Raul Verão e Edson Rigoni, visitam as duas agência do Banco do Brasil em Ponta Porã, durante a manhã desta terça-feira (22/07). No final da tarde Rafael Matos retorna a Dourados onde embarca de volta à capital paulista.

Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues

Notícias Relacionadas